Shopping Tacaruna monta Espaço Instagramável em homenagem ao São João de Caruaru

Cenografia, assinada por Leopoldo Nóbrega, traz uma memória visual do comércio de artesanato da Feira de Caruaru e das casinhas típicas do Alto do Moura

Após dois anos de interrupção, por conta da pandemia da Covid-19, o São João de Caruaru, umas das festas juninas mais tradicionais do Nordeste, está de volta. Para trazer ao público uma memória afetiva da festa na Capital do Forró, o Shopping Tacaruna montou um Espaço Instagramável, com cenografia inédita, assinado pelo artista plástico, designer e cenógrafo Leopoldo Nóbrega. A ação acontece de 10 a 30 de junho, no Espaço Cultural, localizado no segundo pavimento, e pode ser visitada gratuitamente, no horário de funcionamento do mall.

O espaço traz uma memória visual do comércio de artesanato da Feira de Caruaru e das casinhas típicas do Alto do Moura. Entre elas, uma casa dedicada ao artesanato do barro, lembrando exatamente o Polo de Cerâmica do Alto do Moura, na memória dos mestres Vitalino, Nicinha Otília, Terezinha Gonçalves e Manoel Eudócio. Há também uma casa que representa a religiosidade, na figura do São João propriamente dito. “Cada casinha tem um espírito colorido, folclórico e original para que as pessoas possam mergulhar e fotografar como se estivessem no no São João de Caruaru”, destaca Nóbrega.

Elementos típicos do período junino estarão presentes na cenografia, como as mobílias em palet, objetos antigos rústicos, bandeiras típicas, balões coloridos, chita (como elemento folclórico tradicional), corda, palha, peças de cerâmica e o cordel. “São elementos clássicos de arte popular, um conglomerado de referências estéticas, dentro dessa harmonia que buscamos trazer para uma festa de São João nas cidades do interior”, ressalta.

Para Leopoldo Nóbrega, assinar o Espaço Instagramavel do Shopping Tacaruna no São João 2022 é muito especial, por ser a tão esperada festa de São João pós pandemia. “Estamos envolvidos com essa energia da retomada do São João de Caruaru e trazer essas referências para o público através do Tacaruna é uma grata oportunidade de homenagem”, conta ele. “O Tacaruna é um shopping preocupado em trazer conceitos de integração cultural e qualidade estética para o público poder ter um espaço instagramavel, que harmoniza o desejo e a relevância do São João como sendo uma festa tão representativa da nossa cultura”, frisa.

Homenagem especial – Os rótulos das garrafas presentes na decoração das casas típicas prestam uma homenagem especial a alguns ícones da cultura popular de Pernambuco, através da literatura de cordel. As imagens foram criadas por Leopoldo Nóbrega, em um processo de colagem digital que ilustra de forma autoral a homenagem a esses grandes nomes. “É uma sutil referência e lembrança poética da presença desses artistas no nosso celeiro cultural”, explica ele. Os homenageados são Onildo Almeida, Azulão, Anderson do Pífano, Fulô de Mandacaru, Trio feminino de forró As Fulô, entre outros.

*Via Assessoria