Porto Musical chega em sua 10ª edição em maio de 2022

O Porto Musical, que aconteceu pela primeira vez em 2005 e consolidou-se no cenário musical nacional e internacional, agora em 2022 chega em sua 10ª edição, com uma sessão online que aconteceu em fevereiro e uma edição presencial nos dias 5, 6 e 7 de maio. Após um período de edições virtuais, (disponível no YouTube), o evento está pronto para receber o público durante três dias com conferências, debates, pitchings e shows no Cais do Sertão e Paço do Frevo, no Bairro do Recife.

A décima edição da convenção musical volta ao formato tradicional pré-pandemia, ou seja, com atividades diurnas e noturnas. O museu Cais do Sertão será responsável por abrigar a maior parte da programação do Porto Musical. Já no Paço do Frevo, o público participa das Sessões Bolo de Rolo, que promovem uma série de discussões sobre o mercado local, sempre pelas manhãs, das 10h ao meio-dia. Os ingressos para o evento já estão disponíveis no site Sympla e custam R$120. O valor único da entrada, inclusive, custa a metade do preço considerando as edições anteriores.

Na agenda de showcases desta edição, sempre à noite no Cais do Sertão, estão previstas, entre sexta e sábado, apresentações de Orquestra de Bolso (PE), Bixarte (PB), Afroito [PE] (part. Tássia Reis [SP]), Luana Flores (PB), Martins (PE), Dani Carmesim (PE), Zé Manoel (PE), Rachel Reis (BA), Baile do Marley [PE] (part. Uana, Rayssa Dias [PE] e Gui da Tropa (PE]). E no primeiro dia da convenção, as atenções se voltam para a conferência Sons do Nordeste: de onde vem e pra onde vão essas ondas de sucesso?, que será mediado pelo jornalista e pesquisador GG Albuquerque junto a convidados como Julian Lepick, Lívia Paupério e Jorge Music.

Já o segundo dia do Porto Musical, entre manhã e tarde, levará para o Cais do Sertão o Papo Sincero, Seminário, Pitchings e a conferência Terra Arrasada: a reconstrução da circulação no Brasil. Ana Garcia, Eddu Porto, Daianne Dias e Nicole Balestro são os convidados da mesa. Na parte noturna, o público desfruta da primeira noite de showcases.

A convenção musical se encerra no sábado (7), trazendo na parte matutina e vespertina uma nova rodada de Papo Sincero, Seminário e Pitchings. O destaque fica para a conferência Vida Entre Fraturas: como garantir políticas públicas para a música? Mediada por Jaqueline Fernandes com as participações de Fabricio Noronha, Luciana Adão, Gabi Apolonio e Luisa Cela.

A 10ª edição do Porto Musical fará uma homenagem ao irmão evento, Joel Datz. Sobre esta homenagem e sobre as expectativas para o Porto Musical 2022, a diretora Melina Hickson explica: “Na segunda-feira seguinte ao término do Porto Musical 2020 cheguei ao escritório e seu Joel estava na porta. Perguntei se ele estava perdido e ele disse que não, que tinha vindo atrás de uma camisa do Porto Musical.  Entramos e conversamos durante horas. Foi a primeira vez que parei para realmente conversar com ele. Esse papo rendeu um texto meu que emocionou muita gente, afinal, quantos de nós realmente conheciam a sua história? Vi que poucos.  Assim como eu, estávamos acostumados à presença do velhinho em nossos eventos, dávamos um oi e só.

Duas semanas depois deste encontro entrávamos em quarentena. Durante a pandemia, enviei carta pra ele e algumas coisinhas que foram deixadas na portaria do seu prédio. E fiquei, claro, esperando nosso próximo encontro, que não ocorreu. Joel morreu ano passado sem que eu e os recifenses, presos em casa, o reencontrassem. E eu fiquei com aquele único momento e a sensação de ter perdido um amigo que havia acabado de conhecer.

Quando começamos a pensar na 10ª edição do Porto Musical, ainda em 2021, falei que queria homenageá-lo. O Porto tem que deixar um registro daquele senhor que saía todos os dias para vários eventos e quando não tinha nada na cidade, ia para a porta das rádios, afinal, aquilo também era um evento onde ele encontraria gente entrando e saindo. Hoje, pensando bem, acho que o que importava para Joel era menos os eventos e mais as pessoas.

  Por isso o pôster oficial do Porto Musical deste ano é seu Joel, o irmão evento, numa ilustração linda de Heitor Moreira.  Não importa se a maioria das pessoas que vem pro Porto vai entender. É simples: era a presença dele que eu queria com a gente. Ficou sua memória e por isso temos que registrá-la, imprimi-la até, para que ela não se afaste, como a pandemia nos afastou dele, de nossas vidas e de nossos eventos.

  Por isso, viva Joel Datz e viva o retorno da nossa vida cultural, dos nossos encontros. Viva a gente vivo! E que só esteja começando a verdadeira retomada de tudo o que nos tiraram nos últimos anos. 2022 é muito mais que um ano, precisa ser um marco. É nele que faremos história, assim como seu Joel fez, assim como estamos fazendo chegando a 10 edições de um evento que sempre se dispôs ao pensamento crítico, político, provocador, instigante e inconformado. É nessa agitação e nessa gana que a gente se move, que o mundo se move, e é assim que este ano todos nós iremos reescrever a história.

  Porto Musical: 10ª edição faz uma homenagem a seu Joel Datz, o irmão evento, e a todas as pessoas que sabem que cultura é puro movimento, em choque, em xeque, que música é luta, é potência e arrebatamento, tudo isso que é, enfim, a síntese da própria vida.”

O Porto Musical é realizado pela Fina Produção com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco, Sistema de Incentivo à Cultura, Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Prefeitura do Recife, apoio do Sebrae e apoio institucional da British Council e Oi e Oi Futuro e colaboração da Tidelli, Smartlink, Ferreira Costa, Porto Digital, Paço do Frevo, Museu Cais do Sertão e EMPETUR.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 1 – Quinta-feira (05/05)

10h às 12h – Sessão Bolo de Rolo – Paço do Frevo | Encontro Acorde: Mobilização Pressão Política

11h às 12h – Papo Sincero – Auditório Cais do Sertão | Como tirar o melhor proveito do Porto Musical: perguntas e respostas (com Melina Hickson)

14h30 às 16h30 – Conferência – Auditório Cais do Sertão | Rádio: prestação de serviço ou comercialização da concessão pública? As diferentes percepções da programação radiofônica – com Luci Moret, Marise Rodrigues e Gabriele Alves, participação especial de Luciano Gomes, Luciano Mattos e Fabiane Pereira e mediação de Patrícia Palumbo

16h50 às 18h50 – Conferência – Auditório Cais do Sertão | Sons do Nordeste: de onde vem e pra onde vão essas ondas de sucesso? – com Julian Lepick, Lívia Paupério e Jorge Music e mediação de GG Albuquerque.

DIA 2 – Sexta-feira (06/05)

10h às 12h – Sessão Bolo de Rolo – Paço do Frevo | 10 anos do frevo como patrimônio da humanidade – com César Michiles, Luiz Barbosa e mediação de Fernanda Pinheiro

10h às 12h – Papo Sincero – Auditório Cais do Sertão | A importância da promoção da equidade de gênero na música – com Luciana Adão (mediadora), Cristina Becker, Heloisa Aidar e Mayra Clara

10h às 12h – Arena Sebrae de Pitching – Sala São Francisco Cais do Sertão | com Aiyra, Andrea Laís, Café Preto, Camila Ribeiro, Caru, Claudia Castelo Branco, Dan Stump, Enio (X), Fortunato e os jovens de ontem, Howay, Hugo Linns, MD, Rico Manzano, Rob, Samuca e a Selva, Solto e Vila Oculta.

14h30 às 16h30 – Seminário – Auditório Cais do Sertão | Como fazer um lançamento focado no YouTube – com Pietá Rivas

16h50 às 18h50 – Conferência – Auditório Cais do Sertão | Terra Arrasada: A reconstrução da circulação no Brasil – com Ana Garcia (mediadora), Eddu Porto, Daianne Dias e Nicole Balestro

SHOWCASES – Palco Cidade da Música (Cais do Sertão)

19h30 às 20h – Abertura: Orquestra de Bolso

20h20 às 20h50 – Bixarte

21h10 às 21h40 – Afroito (part. Tássia Reis)

22h às 22h30 – Luana Flores

22h50 às 23h20 – Martins

Sábado (07/05)

10h às 12h – Sessão Bolo de Rolo – Paço do Frevo | Recife Cidade da Música: a ativação comunitária como forma de ampliação dos espaços de difusão e fruição – com Dirceu Marroquim (mediador), Cannibal, Mery Lemos e Ricardo Melo

10h às 12h – Papo Sincero – Auditório Cais do Sertão | Quem tem medo da música pop? Estética, videoclipes e as fronteiras do Mainstream – com Thiago Soares

10h às 12h – Arena Sebrae de Pitching – Sala São Francisco Cais do Sertão | com Alex Sant’anna, Alfamor, Banda de Pau e Corda, Babarize, Bela Maria, Danada, Linda Nogueira, Lucas Baha, Luli Braga, Mayra Clara, Okado do Canal, PL Silva, Raidol, Sued Nununes, Thais, Trinca e Vinicius Barros.

14h00 às 16h30 – Seminário – Auditório Cais do Sertão | Estratégias criativas para produção de conteúdos: a experiência Tiktok e Kwai – com Letícia Martins e Fabrício Nobre

16h50 às 18h50 – Conferência – Palco Cidade da Música – Cais do Sertão | Vida Entre Fraturas: Como garantir políticas públicas para a música? – com Jaqueline Fernandes (mediação), Fabricio Noronha, Luciana Adão, Gabi Apolonio e Luisa Cela

SHOWCASES – Palco Cidade da Música (Cais do Sertão)

19h30 às 20h – Abertura: Orquestra de Bolso

20h20 às 20h50 – Programa ASA apresenta: Dani Carmesim

21h10 às 21h40 – Zé Manoel

22h às 22h30 – Rachel Reis

22h50 às 23h20 – Baile do Marley (part. Uana, Rayssa Dias e Gui da Tropa)

*Via Assessoria