Colégios do Recife incentivam a campanha de vacinação contra o novo coronavírus

Na luta para combater a pandemia da covid-19, a Prefeitura do Recife já incluiu um novo grupo prioritário na campanha de vacinação. Agora, os jovens a partir de 12 anos podem agendar a aplicação de sua primeira dose. Se tratando de um público jovem, as escolas passaram a realizar ações de incentivo para estimular a vacinação.
No Colégio Motivo, o assunto tem sido debatido há meses. Adotando ao modelo híbrido, com aulas presenciais e online, dentro de todos os protocolos determinados pelas organizações sanitárias, os professores e demais colaboradores aguardaram ansiosamente por esse momento.
Márcia Siqueira, diretora pedagógica da unidade de Casa Forte, afirma que a inclusão dos jovens na campanha de vacinação renova a esperança para retomar o convívio de forma cada vez mais segura. Para ela, o momento é de celebração e conscientização, acreditando que a escola exerce um papel fundamental no atual momento da história do mundo.
“Entendemos que a escola é a casa do conhecimento e que uma das nossas funções é facilitar para que a ciência cumpra seu papel de salvar vidas e de proteger pessoas”, afirmou.
Ações de conscientização e fiscalização
Com a ampliação do cronograma de vacinação, as orientadoras educacionais do Motivo estão realizando um trabalho em sala de aula para incentivar os estudantes a fazerem seus agendamentos. Além disso, os pais também estão recebendo uma circular solicitando essa parceria conjunta para garantir que todos estejam imunes. “Acredito que a instituição escola é fortalecida pela família. Assim, a escola falando da importância da vacinação e os pais confirmando em casa, fortalece o poder de convencimento dos jovens”, ponderou Marcia.
Mesmo com ampliação na campanha de vacinação, o Motivo manterá a fiscalização diária dos protocolos de segurança. Para entrarem nas imediações da escola, os alunos têm a temperatura aferida e suas mãos são higienizadas com álcool. Além disso, o uso da máscara permanece obrigatório a todo o momento. Já nos intervalos, os coordenadores de pátio monitoram o distanciamento social, para que não haja aglomerações. “Mas, mais do que isso, estamos sempre buscando conscientizar toda a comunidade educativa da importância dos cuidados consigo e com o outro, inclusive do ato de se vacinar,” explica a diretora.
Planos para 2022
Com a previsão de vacinação total dos jovens até o fim de outubro, o Motivo espera retomar as atividades presenciais integralmente em 2022. O assunto, no entanto, vem sendo debatido pelo comitê interno com muita cautela, tendo em vista a instabilidade da pandemia.
“Nos últimos dias temos acompanhado os avanços de número de vacinados e a diminuição dos números de casos e de mortes. Com isso, estamos percebendo a volta ao presencial aumentando cada vez mais. Acreditamos que, se continuar positivo esse cenário, começaremos 2022 presencialmente, ainda com todos os cuidados de higiene e uso de máscara e sempre buscando atender às necessidades que porventura surgirem”.

A escola reforça ainda seu comprometimento em ouvir as famílias que neste momento não se sentem seguras, por questões de comorbidades, entre outros motivos, para retornar ao presencial. As atividades virtuais permanecem mantidas e quaisquer possíveis mudanças serão implementadas sob o consentimento dos pais e demais responsáveis.

*Via Assessoria