Crianças precisam de alimentação saudável mesmo na quarentena

Sempre é importante investir na qualidade da sua alimentação e dos seus filhos, ainda mais em tempos de surtos virais como o que estamos passando e que exigem uma imunidade bem conservada. De acordo com a nutricionista do Colégio CBV, Lais Thorpe, para ter uma boa rotina alimentar é importante incluir alimentos saudáveis em todas as refeições, considerando sazonalidade, preferências e apresentação dos alimentos.

De acordo com a nutricionista, é interessante que o planejamento de compras inclua alimentos saudáveis e, para não os esquecer, liste os itens principais, de preferência junto com as crianças. Elas podem escrever ou desenhar de forma livre os alimentos que elas gostariam que fizessem parte do cardápio daquela semana. Uma ideia seria fazer uma lista por grupos de alimentos: frutas da semana e verduras da semana, limitando a compra das guloseimas apenas para uma vez na semana.

“Além disso envolver as crianças no preparo e montagem da mesa também são estratégias que facilitam a aceitação alimentar. Seja espelho! Se empenhe para que seu filho perceba o quão saudável é sua alimentação, os pais são a principal referência para as crianças faça sua parte”, destaca Laís.

Para isso, existem uma seria de receitas caseiras que podem ajudar a envolver as crianças com uma alimentação mais saudável. As orientações para os pequenos que resistem ao consumo de alimentos nutritivos é não forçar, envolvê-los no preparo, realizar atividades lúdicas que envolvam algum alimento saudável dentro de um contexto de brincadeira, seja através de jogos, histórias, desenhos, personagens, músicas, etc.

“Faça receitas caseiras de bolos, biscoitos, salgadinhos, pizza no fim de semana de forma que seja um momento família e que a criança se divirta durante este processo”, completa a nutricionista.

*Via Assessoria