Kit ressaca, alimentação e cuidados com os olhos: veja dicas para um Carnaval saudável

Especialistas dão dicas para o Carnaval, que está prestes a começar

O Carnaval começa nesta semana e, junto ao período, os foliões precisam estar atentos à saúde. Os cuidados com a alimentação precisam ser redobrados e o preparo físico tem de estar em dia. Além disso, é necessário também atenção com os olhos e com a ressaca.

KIT RESSACA

A coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, Flávia Morais, destaca que os ‘kits ressacas’, geralmente usados pelos foliões, são combinações perigosas. A profissional lembra que nesta época do ano há uso aumentado de analgésicos, antiácidos para curar a ressaca, além da associação com os energéticos, que são os escolhidos para aguentar os dias de folia.

“Essa associação álcool e medicamentos deve ser evitada. Praticamente tudo que ingerimos passa pelo fígado. O uso de medicamentos associados às bebidas alcoólicas vai gerar uma sobrecarga ao órgão, motivo pelo qual a alimentação também deve ser leve. Uma grande preocupação se tem com os anti-inflamatórios, que já irritam a mucosa gástrica e, associado ao álcool, essa irritação é potencializada, podendo chegar a causar uma hemorragia gastrointestinal”, destacou Flávia.

O uso de energéticos, que na sua maioria têm cafeína e taurina com às bebidas alcoólicas, também é outra grande preocupação, visto que podem ocasionar arritmias cardíacas. Além disso, tem chance de mascarar sinais de embriaguez e aumenta muito o risco de intoxicação pelo álcool. “Então, o recomendado é não se exceder, fazer a ingestão de vitaminas do complexo B, como as vitaminas B1 e B6, que são hepatoprotetoras (protegem o fígado), uma alimentação rica em frutas, sucos e não se esquecer da hidratação, antes, durante e após a folia”, concluiu a coordenadora da FPS.

MAIS ALIMENTAÇÃO

“Coma bastante frutas e vegetais de formas variadas, dê preferência aos sucos no lugar dos refrigerantes e modere o consumo de bebidas alcoólicas”. Com essas dicas, Fabrícia Padilha, coordenadora do curso de Nutrição da FPS alerta os foliões. A profissional orienta também que, antes de sair de casa, é recomendado uma alimentação leve, sem gorduras.

Em relação às bebidas alcoólicas, Fabrícia destaca a importância de ingerir muita água. Outra opção são os sucos de frutas, água de coco e isotônicos, para reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva. “O consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado e nunca com o estômago vazio. Para isso, intercale os drinks com água e petiscos, como castanhas, amendoim ou azeitonas. Deve-se ingerir algum alimento pelo menos a cada três horas de folia. O problema, muitas vezes, é a escolha do alimento”, ressaltou.

PREPARO FÍSICO

Para aguentar horas e horas no sol, subindo e descendo ladeira, é preciso estar com o preparo físico em dia. Por isso, a importância do exercício não é apenas fundamental para uma vida saudável, mas sim também até na hora do Carnaval.

“São muitas horas em pé brincando. Então, é um desgaste absurdo, não só físico, mas perda de água, excesso de exposição ao sol, privação de sono. Então, o preparo físico, ele muitas vezes, termina minimizando determinados estragos ou consequências negativas que outros indivíduos não têm, principalmente nesses dias de Carnaval”, comentou Cristianne Tomasi, coordenadora do curso de Educação Física da FPS.

“O indivíduo, quando é sedentário, termina tendo consequências de dor, desconforto muscular, risco de ruptura. De lesão, sabe, porque ele não teve essa musculatura preparada durante um tempo para encarar esse processo’’, acrescentou.

OLHOS

Outro ponto que merece atenção é em relação aos olhos. O oftalmologista Alexandre Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, destaca que não se deve coçar os olhos no meio da aglomeração, por conta da mão suja no meio do ‘empurra-empurra’. Além disso, o médico faz um alerta em relação à espuma, maquiagem e óculos de sol.

“Quando há qualquer tipo de aglomeração pode ocorrer a conjuntivite. Ela pode ser um dos sintomas do resfriado, por exemplo. Tem também os produtos químicos, como aquela espuma, e no olho pode causar irritação. Tudo isso, mais o calor, ajuda na proliferação desse problema. É importante ter cuidado com a maquiagem, glitter e protetor solar. O contato deles nos olhos causa irritações, principalmente ao coçar”.

“No Carnaval, por conta do sol forte, muitos comerciantes vendem óculos, mas os objetos ‘falsificados’ costumam vir sem proteção ultravioleta. Entre ficar sem óculos escuros ou usar um sem proteção ultravioleta, é melhor ficar sem. Um falsificado dilata a pupila, favorecendo maior penetração da radiação. Por isso, é necessário que os óculos escuros protejam contra os raios UV que atingem as pupilas dilatadas, pois outra função dos óculos de sol é permitir que possamos ver melhor quando ofuscados por luz forte. Usar óculos sem proteção pode causar degeneração da conjuntiva, ceratites, catarata e doenças degenerativas da retina”, finalizou Alexandre Ventura.

*Via Assessoria