Sob a regência do maestro João Pestolazzi, 21 músicos realizam um concerto natalino, com apresentação gratuita e aberta ao público, na próxima quinta-feira, dia 8 de dezembro, no feriado de Nossa Senhora da Conceição. O evento acontece na Igreja da Madre de Deus, localizada no Cais da Alfândega, centro do Recife, a partir das 19h. O concerto natalino terá a duração de 1h15m.
A Orquestra Filarmônica Pernambuco é o resultado do encontro da Suíça com o Recife, pois nasceu da paixão do maestro italiano João Pestalozzi pelo Recife. “O Recife é um lugar apaixonante. Quando vim aqui pela primeira vez, soube de cara que queria viver aqui e, mais ainda, queria colaborar com o desenvolvimento local. Acredito muito que o futuro está na mão dos jovens, por isso resolvi unir meu amor pela música à vontade de contribuir com o Recife e fundei uma orquestra com os jovens que não tinham as oportunidades que mereciam” diz Pestalozzi em uma fala embargada de emoção e paixão pelo trabalho filantrópico que realiza no Recife.
Segundo Dado Sodi, produtor do concerto, “o evento marca um ano de êxito para a OFP que conseguiu se manter ativa, realizando concertos no Teatro de Santa Isabel e, agora, em uma igreja tão importante para o Recife. Temos ótimas perspectivas para a OFP. E tudo isso é fruto do maravilhoso trabalho que Pestalozzi vem realizando com os jovens do Recife”.
A programação é composta por quatro atos, todos com composições de Johann Sebastian Bach. No primeiro ato, o Concerto para Violino em Lá Menor, com o solista Yuri Tavares. O segundo ato conta com o Concerto para Dois Violinos em Ré Menor, com as apresentações de Singrid Vitória e João Vitor. O terceiro ato conta com o Concerto para Viola em Dó Menor, com Cícero Bezerra. Finalizando o concerto, a orquestra toca Brandenburg Concerto nº 3, em Dó Maior.
Orquestra – A Orquestra Filarmônica Pernambuco (OFP) foi fundada em novembro de 2019, com a participação de 60 músicos, no Recife, com o objetivo de divulgar para todo o mundo, o talento de jovens músicos pernambucanos. Devido à pandemia, a OFP foi obrigada a reduzir o número de integrantes para 20, mas conseguiu se manter ativa com apresentações presenciais e virtuais.
Maestro João Pestalozzi – Iniciou a sua formação musical aos 6 anos, com violino, e logo depois, contrabaixo e cravo. Desde 2014, faz a regência de orquestras em Londres, na Inglaterra, em e São Petersburgo, na Rússia. O maestro fundou a orquestra com o intuito de oferecer aulas de música aos jovens das áreas periféricas do Recife, contribuindo para o surgimento de novos talentos e oferecendo possibilidades de uma vida profissional através da música.
*Via Assessoria