Procura de moradia integrada à natureza cresce na pandemia

Construtora e Incorporadora OR oferece o Residencial Verano, na Reserva do Paiva, com vista e integração para o Parque da Lagoa

O contexto pandêmico da Covid-19, que exige o distanciamento de aglomerações, tem provocado diversas mudanças na vida das pessoas. Isso vai desde a forma de trabalhar (homeoffice), vivenciar os momentos de lazer e prática de atividades físicas (em espaços abertos em contato com a natureza) e, sobretudo, de morar. Sobre esse último item, o mercado imobiliário tem observado um aumento na procura por imóveis em regiões integradas à natureza, afastadas dos grandes centros urbanas. A busca por uma melhor qualidade de vida tem sido a principal causa desse movimento.

Algumas construtoras locais oferecem empreendimentos residenciais com essa característica. Uma delas é a Construtora e Incorporadora OR, com o Residencial Verano, na Reserva do Paiva, Litoral Sul de Pernambuco. “Com a pandemia as pessoas estão procurando cada vez mais estarem próximos de áreas verdes. De 2020 para cá, houve um aumento significativo da população da Reserva do Paiva. A Construtora e Incorporadora OR emplacou mais de R$ 50 milhões em vendas nos empreendimentos, dada a mudança de hábito dos consumidores. A faixa etária predominante é entre 30 e 60 anos”, revela Victor Amadheu, diretor da Construtora e Incorporadora OR em Pernambuco, empresa responsável pelo início da construção e desenvolvimento do bairro planejado até 2018. “Também tivemos um aumento de 175% para a primeira moradia e um decréscimo de 25%, de segunda. Ou seja, antes as pessoas vinham morar aqui como segunda opção de moradia e agora vem como primeira”, afirma.

De acordo com a médica Isadora Theberge, futura moradora do Verano, a pandemia veio ressignificar muitos conceitos e prioridades, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida. “É importante ter uma moradia tranquila, distante da agitação cotidiana. E se for numa área verde, de preservação ambiental e belezas naturais, melhor ainda”, destaca. Ela e o marido estão tranquilos em saber que a toda a infraestrutura de lazer e facilidades bem planejada do residencial vai atender às necessidades, oferecer comodidade e trazer qualidade de vida ao casal. “Vamos morar num local tranquilo, onde será possível resolver boa parte do que precisamos dentro do condomínio. Ter toda essa infraestrutura à mão é uma imensa vantagem”, fala.

Os moradores do bairro planejado, além de desfrutarem da belíssima Praia do Paiva, repleta de coqueiros altos e graciosos, e águas transparentes e mornas, têm à sua disposição 526 hectares, com uma faixa de 8,6 km de praia, 5 km de rio, cercada por mais de 500 hectares de mata preservada. A região abriga dois parques públicos (Parque da Lagoa e Parque do Paiva), que foram construídos também pela OR, uma verdadeira contribuição social ao meio ambiente que a empresa fez para o Paiva.

Parque da Lagoa

Situado em frente aos condomínios Terraço Laguna, Paradiso, e Verano, o Parque da Lagoa tem projeto paisagístico de Luiz Vieira. Possui 4,6 hectares e 24 mil metros quadrados de espelho d´água, com equipamentos de lazer ao ar livre e espaço para piquenique. O parque oferece boardwalking, pista de cooper de 1 km, pista de skate, ciclofaixa de 1 km integrada aos 6,5 km da ciclovia da Via Parque, brinquedos infantis, espaço especial para pets, além de áreas de contemplação e lazer em família, assim como o seu passeio, que se integra ao Empório Gourmet e à praia.

Conhecida pelos antigos moradores e passantes como “Lagoa Encantada”, por “aparecer” e “sumir” de acordo com as épocas do ano, o terreno foi rebaixado e a lagoa hoje é perene, com profundidade média de 1,80 m. Possui todo um ecossistema de peixes e outros animais, com seus habitats naturais preservados, e monitoramento da qualidade ambiental permanente, com estudos hidrológicos, inventários de fauna e flora, e proteção ao olho d’água, sendo proibida prática de esportes na lagoa. 

Parque do Paiva

Sendo mais um marco para o desenvolvimento do bairro, o Parque do Paiva tem 6,6 hectares, tamanho similar ao Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, e foi criado para atender às necessidades de lazer para toda a família, com a segurança que só um bairro planejado pode oferecer.

O projeto paisagístico é assinado pelo escritório de arquitetura britânico AECOM e pelo renomado arquiteto paisagista Benedito Abbud. Com vegetação que varia de mata atlântica a restinga, o Parque do Paiva possui ampla estrutura ao ar livre para diversas modalidades de lazer e prática esportiva como academia, quadra de tênis, pista para caminhada e corrida, pista para bicicleta, passeio, área para contemplação, parque infantil e bicicletário.

Localizado entre o mar e a Via Parque, o parque fica ao lado dos condomínios Varanda do Parque e Jardim do Mar, e abriga a sede da Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), onde está ainda instalada uma unidade de apoio do SAMU e um Centro Integrado de Segurança da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

*Via Assessoria