Projeto Ciência Jovem proporciona experiências de cientistas para estudantes

No dia 22, alunos do 2º e 3º ano do ensino médio do Colégio Motivo de Boa Viagem irão se aprofundar na anatomia animal com uma aula prática no laboratório maker da escola. Os órgãos utilizados para o conhecimento dos estudantes serão o coração, pulmão e rim de boi, por serem maiores e semelhantes ao da anatomia humana. 

“O objetivo da aula é apresentar as estruturas externas e internas utilizando os órgãos verdadeiros saindo do convencional, onde são usados imagens ou maquetes, proporcionando maior aprendizagem sobre o assunto, principalmente para os alunos que querem seguir carreira na área da saúde”, afirma o professor de biologia, André Ulisses. 

As aulas práticas acontecem pelo projeto Ciência Jovem, que busca proporcionar experiências de cientistas, enquanto os alunos ainda estão na escola. Para o pessoal do curso de saúde, por exemplo, há diversas atividades práticas, onde eles podem praticar no laboratório, visando estimular o foco nos estudos para ingressarem nas universidades. O mesmo ocorre com a turma de tecnologia, que pode utilizar a impressora 3D, lazer, entre outros aparelhos, para execução de seus projetos de ciência.

O laboratório funciona com aulas fixas e aulas especiais, atendendo os alunos do ensino infantil até o ensino médio, onde eles realizam atividades teóricas e práticas, além de pesquisas focadas em feiras estudantis nacionais e internacionais com o grupo de iniciação científica do Motivo. 

Para o professor André, o espaço possibilita “os alunos a pôr em prática a teoria que aprenderam em sala de aula. Possibilitando o aluno a pensar de forma científica, estimulando a observação, a organização, reflexão e a discussão”.

*Via Assessoria