Embalagens plásticas podem ser trocadas por mudas de plantas medicinais em ação do Dia da Árvore no Plaza Shopping

Material arrecadado será destinado à Cooperativa Ecovida Palha de Arroz. A ação “Plástico Muda”, fruto de parceria com a Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, será realizada nos dias 21 e 22 de setembro

O Dia da Árvore, comemorado anualmente no dia 21 de setembro, celebra a importância da preservação para a vida na Terra e nada melhor do que reconhecer, nesta data, o impacto do plástico no meio ambiente e promover iniciativas que contribuam para minimizar esta situação. Para isso, o Plaza Shopping sedia, nos dias 21 e 22 de setembro, a ação “Plástico Muda”, de arrecadação de materiais plásticos para a Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, que transforma estes resíduos em novos produtos utilizando uma técnica de reciclagem criativa. A iniciativa é fruto de mais uma parceria com a Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife.

As doações devem ser feitas das 12h às 18h, em ponto da ação situado no Jardim do Piso L2. Na entrega de cinco embalagens plásticas, o doador recebe uma muda de planta medicinal doada pelo Jardim Botânico, que pode ser Erva Cidreira, Capim Santo, Erva Barbosa, Artemísia ou Chambá. Também levará para casa um saco de 300g de composto orgânico desenvolvido e doado pelo projeto Berso, da UFPE. Funcionários do Jardim Botânico do Recife e da Palha de Arroz darão informações sobre cultivo e sobre a produção das peças decorativas e utilitárias confeccionadas pela cooperativa.

A superintendente do Plaza Shopping, Karina Dourado, ressalta a importância da parceria com a Prefeitura do Recife nesta ação de conscientização e do impacto socioambiental que ela gera, já que o shopping recebe diariamente centenas de pessoas. “Em uma única ação estamos dando visibilidade ao Dia da Árvore e estimulando os clientes a destinarem corretamente as embalagens plásticas que, muitas vezes, acabam por poluir os oceanos e serem ingeridos por animais aquáticos. Ao mesmo tempo, convidamos todos a adotarem o hábito de cultivo de plantas em locais que não exigem grandes espaços, como varandas ou dentro de suas casas, e a colaborarem com a geração de renda para as mulheres da Cooperativa Palha de Arroz”, explicou

“Precisamos pensar no meio ambiente como um todo. É certo que a natureza é beneficiada quando o plástico deixa de ser descartado de forma incorreta. Mas, para além disso, as cooperativas de reciclagem de resíduos, como a Palha de Arroz, formada somente por mulheres, também recebem os benefícios desse descarte correto ao reciclarem o material. Esse ciclo termina ajudando as pessoas que vivem dessa coleta, favorecendo a saída delas da situação de precariedade econômica e social”, afirma Glauce Medeiros, Secretária da Mulher do Recife.

Devem ser doadas embalagens/recipientes plásticos de todos os tipos, a exemplo de garrafas, de materiais de limpeza e de higiene pessoal. Esses dois últimos tipos são usados pela cooperativa. Eles devem ser entregues limpos, sem resíduos.

Depois de passar por um tratamento especial, as embalagens são transformadas em lixeiras, copos, vasos, saboneteiras e fruteiras, entre outras peças para decoração e utilidades domésticas, que podem ser adquiridas através do perfil da cooperativa nas mídias sociais (@palhadearroz) ou no Quiosque Solidário do Plaza Shopping (Piso L4).

O armazenamento do material coletado será feito em bags disponibilizadas pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana e a coleta realizada, no fim do evento, pela Emlurb.

A ação do Dia da Árvore no Plaza Shopping é uma parceria com a Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias: da Mulher, Meio Ambiente e Inovação Urbana, Emlurb e Jardim Botânico, além da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) projeto cordenado pelo Departamento de Energia Nuclear (DEN) em parceria com a Diretoria de Gestão Ambiental (DGA) da UFPE que tem como objetivo o tratamento e reutilização de resíduos orgânicos gerados na universidade. Mais informações sobre a ação no www.plazacasaforte.com.br e nas mídias sociais do shopping (@plazacasaforte). Mais informações sobre a Cooperativa Palha de Arroz no @palhadearroz.

Sobre a Cooperativa Palha de Arroz

A Cooperativa Ecovida Palha de Arroz é formada exclusivamente por mulheres de 20 a 50 anos e atua na área da reciclagem desde 2016. O galpão está localizado na Rua Professor José dos Anjos, nº 4.100, no bairro de Campo Grande, no Recife. A iniciativa gera renda, oportunidade e viabiliza o empoderamento feminino, a independência e o protagonismo dentro do ecossistema empreendedor através da reciclagem criativa. Mais informações sobre: @palhadearroz.

*Via Assessoria