Agosto Dourado: FPS possui primeira Sala de Apoio à Amamentação do Recife em faculdades

Espaço da Faculdade Pernambucana de Saúde é cadastrado pelo Ministério da Saúde e destinado a funcionárias, docentes e acadêmicas lactantes

Estamos no Agosto Dourado, mês direcionado às intensificações das ações que fomentam a importância da amamentação. Uma das maiores dificuldades encontradas pelas mulheres lactantes é de encontrar um espaço para dar de mamar. A Faculdade Pernambucana de Saúde, localizada na Imbiribeira, teve essa preocupação e criou a primeira Sala de Apoio à Amamentação do Recife em faculdades dedicada para as lactantes que frequentam o local, espaço, inclusive, certificado pelo Ministério da Saúde.

O leite materno é o alimento mais completo que uma criança pode receber nos seus primeiros momentos de existência, dispensando água e outras comidas até os seis meses de vida – além de ser, é claro, o primeiro alimento do ser humano. A amamentação é uma peça essencial na construção de uma boa saúde; ela protege contra doenças, previne problemas na fala, proporciona melhor formação nos dentes, e impulsiona o desenvolvimento e crescimento dos bebês.

No entanto, amamentar requer total dedicação e o tempo das mães. Por isso às vezes, transforma-se uma tarefa difícil devido aos afazeres do cotidiano, principalmente para a mulher que é estudante ou trabalhadora. Com o intuito de sublinhar a importância do ato de amamentar, a FPS criou essa sala para as mães estudantes, docentes e demais funcionárias.

“A Sala de Apoio à Amamentação é um espaço exclusivo para o aleitamento materno, não é fraldário. É importante pois a mãe leva seu leite para casa, mantendo a sua amamentação, assim seu filho continuará sendo alimentado pelo leite materno, preservando a sua saúde. Com essa sala, as profissionais e alunas não vão precisar mais se afastar de suas atividades. Sabemos o quanto a amamentação é saudável para o crescimento e o desenvolvimento perfeito dos nossos  filhos”, explicou Sandra Hipólito, tutora de Enfermagem e da Sala da Mulher Trabalhadora que Amamenta da FPS.

O ambiente de aleitamento materno da FPS tem o objetivo de dar suporte às mulheres que amamentam e exercem alguma atividade dentro da Faculdade, e necessitam ordenhar para seus bebês em casa. Sendo assim, a mãe pode levar seu leite para casa quando sair do serviço ou da aula, de modo com que a profissional possa trabalhar e a estudante possa manter suas atividades na faculdade, preservando a amamentação.

*Via Assessoria