Seguro de renda é opção viável para quem busca segurança financeira

A pandemia provou que não dá para controlar tudo ao nosso redor. Muita gente que estava tranquila financeiramente, se viu sem fonte de renda por motivos de saúde ou das restrições e distanciamento social necessários para conter a contaminação pelo Coronavírus. Contudo, é possível se programar para imprevistos, para isso é que existem os seguros. Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o setor obteve um crescimento anual de 3,6% em janeiro. Dados da Sicredi Recife dão conta de que o número de emissão de propostas para seguros de vida aumentou em 136%, quando comparamos o primeiro trimestre de 2020 com o de 2021. A alta procura demonstra que muita gente já percebeu a importância e protagonismo do serviço para quem busca uma maior segurança financeira.

INCAPACIDADE TEMPORÁRIA – Existe uma grande variedade de seguros, desde os que protegem o patrimônio, passando pelos de vida, que garantem um valor estipulado em caso de morte do titular, e também os que preveem a possibilidade de incapacidade temporária de trabalhar: o SERIT – Seguro de Renda por Incapacidade Temporária, garante renda mensal, em caso de afastamento do trabalho por acidente ou doença. Para o momento atual, um recurso importante.

Segundo Mônica Muniz, gerente de negócios na Sicredi Recife, que oferece o produto através da Seguradora Seguros Unimed, esta é uma modalidade direcionada para profissionais liberais como advogados, arquitetos e, principalmente, os da área de saúde, como médicos e dentistas, que frequentemente ficam expostos no ambiente de trabalho: “Se o associado, com idade até 70 anos, tiver que se ausentar das suas funções por motivo de doença, incluindo Covid, além de acidente ou cirurgia, o seguro será acionado a partir do décimo primeiro dia do afastamento. Ele garante a renda durante o afastamento temporário por até 365 dias, com o associado recebendo uma diária compatível com o que foi contratado. No caso da Sicredi Recife, o teto chega a R$40 mil.” – explica a gestora.

O Dr. Carlos Rodriguez, é um dos profissionais liberais que já contaram com o apoio do SERIT: “Tive Covid e, em julho de 2020, fui internado por 22 dias. Fui entubado, mas reagi e tive alta hospitalar. Ao todo foram 35 dias afastado do trabalho, pois ainda precisei passar por reabilitação com fisioterapia. Ou seja, foram dois meses sem ir à clínica.” – relata. O odontólogo conta ainda: “O seguro veio para me auxiliar. Minha esposa acionou a seguradora e, passado o período de carência, que no meu caso foram 12 dias, comecei a receber uma renda mensal como se estivesse trabalhando” – relembra.

Ainda de acordo com o Dr. Rodriguez, o momento atual intensifica a necessidade de o profissional liberal, autônomo, se resguardar: “Em minhas palestras, eu sempre falo desta necessidade que nós, autônomos, temos de nos resguardar para um caso de necessidade, com ou sem pandemia. Mas, claro, em tempos como os que estamos vivendo, uma cobertura que garanta renda ganha muito mais importância.” – concluiu.

*Via Assessoria