Oftalmologista faz alerta para saúde dos olhos no período de São João

Mesmo com proibição de fogueiras, nem todos cumprem determinação. Médico Fernando Ventura dá dica para cuidados com a visão 

O Ministério Público de Pernambuco recomenda para que, assim como em 2020, não se acenda fogueiras no período de São João. Alguns municípios como Jaboatão dos Guararapes e Olinda acataram a sugestão do MPPE e já publicaram decretos sobre o tema. Mesmo com a proibição, no ano passado, várias pessoas desobedeceram a ordem. Em caso de fogueiras irregulares, a pessoa deve denunciar na prefeitura de seu município ou no número 190, e também ter cuidado com a saúde, inclusive com os olhos.

As fumaças das fogueiras podem piorar o quadro de insuficiência respiratória dos asmáticos, enfisematosos e dos sequelados da Covid. Mas o que poucos sabem é que podem causar problemas na visão. De acordo com o oftalmologista Fernando Ventura, que dá nome ao Instituto de Olhos Fernando Ventura, é preciso ter muita atenção nessa época do ano.

“Diante dos festejos juninos, gostaríamos de alertar sobre fogueiras e fogos de artifícios. A fumaça provocada pode desencadear conjuntivites alérgicas, com prurido (coceira) e hiperemia (olhos vermelhos), necessitando de tratamento de urgência”, destacou o médico. “Deve também se prevenir ou evitar as queimaduras da pele (pálpebras) e do próprio globo ocular, que pode gerar consequências drásticas, até da perda da visão”, acrescentou.

O médico sugere lágrimas artificiais para ajudar no caso de ressecamento dos olhos provocado pela fumaça, mas Fernando destaca que a compra deve ser feita por meio de prescrição de um profissional.

*Via Assessoria