Gratuito para comunidade na Imbiribeira, CAAIS está perto de superar marca de 3 mil atendimentos

Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional em Saúde é pioneiro no Brasil e reúne oito profissionais de saúde para atendimento humanizado e integral ao paciente

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional (CAAIS) realizou, até o momento, 2.832 atendimentos para a população da Comunidade de Tijolos, na Imbiribeira. O espaço segue à disposição da localidade, gratuitamente, para consultas e acompanhamentos feitos por profissionais e estudantes da Faculdade Pernambucana de Saúde nas seguintes áreas: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

O Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional (CAAIS) traz para o atendimento a prática centrada no usuário e está localizado dentro da Faculdade Pernambucana de Saúde, que fica na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira. O maior diferencial é atender e acompanhar pacientes abrangendo as diversas áreas, ou seja, sob um olhar integral da saúde. O CAAIS atende a população dentro de um modelo que é considerado ideal e é adotado em vários países, servindo também para práticas de educação dos cursos da FPS.

“Nossa iniciativa é pioneira, pois decidimos não apenas fazer um atendimento interprofissional, que normalmente é realizado com duas ou três profissões. Fomos além e, como nos dizem, ousados, pois adotamos um modelo com oito profissões diferentes. Mudamos até a matriz curricular dos cursos – mesmo não sendo exigido – para que os estudantes pudessem ter essa prática conjunta”, explica a doutora em Gestão Pública de Saúde Reneide Muniz, coordenadora do CAAIS.

PASSO A PASSO

O atendimento no CAAIS funciona da seguinte forma. Primeiramente, os usuários vão para o acolhimento interprofissional, momento em que o paciente revela todas as necessidades para os profissionais e estudantes da FPS, sobre qual necessidade o levou até o Centro. Depois disso, grupos interprofissionais estudam o caso do paciente e é feita a marcação da volta. Nesse momento, acontecem as consultas interprofissionais, envolvendo as oito profissões disponíveis nas graduações da Faculdade Pernambucana de Saúde.

PIONEIRO

O Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional (CAAIS) da FPS é pioneiro em instituições de ensino no país. Há outras faculdades que utilizam a aprendizagem interprofissional, mas, com oito profissões é inédito. Além disso, a estrutura oferecida, com sete consultórios, duas salas de acolhimento profissional, duas de debriefing interprofissional, três salas de planejamento/reunião e a sala de recepção são mais um diferencial.

Principais orientações de cuidados ao paciente do CAAIS

– Pacientes e famílias são acolhidos de forma respeitosa e integral, e entendem o que vai acontecer durante o atendimento;
– Paciente, família, comunidade e equipe como um sistema interativo, personalizado e com empatia dos profissionais;
– Os profissionais colaboram uns com os outros para mantê-los emocional, física, social e moralmente seguros.

Demais iniciativas do CAAIS
– Avaliação dos estudantes por meio de portfólio eletrônico;
– Dissertações, TCC, PIC e PIBIC;
– Projeto de pesquisa âncora;
– Educação interprofissional nas matrizes curriculares dos cursos;
– Curso sobre EIP em EaD;
– Tutorias e módulos interprofissionais.

*Via Assessoria