Porsche Brasil instala estações de recarga para veículos elétricos e híbridos no Plaza Shopping

O projeto é composto por dois carregadores no piso E2 do Edifício Garagem. Serviço é gratuito

Os proprietários de carros elétricos ou híbridos do Recife contam com um novo ponto de recarga, desta vez situado na Zona Norte da capital pernambucana. O Plaza Shopping, numa parceria com a Porsche Brasil, passou a contar com dois equipamentos de recarga, oferecendo, assim, comodidade para os clientes carregarem seus automóveis enquanto fazem compras, refeições ou desfrutam dos serviços oferecidos pelo shopping. Os carregadores ficam no Piso E2 do Estacionamento Garagem do Plaza e poderão ser utilizados nos dias e horário de funcionamento do mall.

Dois carros podem ser reabastecidos por vez. Os equipamentos poderão ser usados gratuitamente pelos visitantes. “É mais um serviço que oferecemos para incentivar o uso e facilitar o dia a dia de quem possui veículos de modelos elétricos ou híbridos. A iniciativa reforça nosso posicionamento em prol da sustentabilidade e do meio ambiente”, explica Karina Dourado, superintendente do Plaza Shopping.

As estações disponibilizadas no Plaza são compatíveis com qualquer modelo de carro elétrico ou híbrido plug-in que possua padrão de carregamento Tipo 2. Este deve ser conectado ao carro por meio do cabo do próprio equipamento, que detectará o veículo e iniciará a carga. O equipamento oferece praticidade do manuseio e recarga com potência de 11 kW e possui dispositivos de segurança de acordo com os padrões internacionais. O tempo de carregamento varia de acordo com as características de cada modelo. Os modelos híbridos plug-in da Porsche (Panamera E-Hybrid e Cayenne E-Hybrid), por exemplo, levam cerca de 2 horas e 40 minutos a 4 horas e 50 minutos para recarga completa da bateria, a depender de sua configuração.

A iniciativa segue tendência mundial de estímulo ao uso de combustíveis não poluentes. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os números apontam para uma curva de crescimento dos veículos híbridos e elétricos no Brasil nos últimos anos. As 19.745 unidades vendidas em 2020 representam crescimento de 66,5% sobre 2019 (11.858), de 397% sobre 2018 (3.970), 499% sobre 2017 (3.296) e 1.709% sobre 2016 (1.091). Os eletrificados de 2020 (19.745) chegaram a 1% do total de automóveis comerciais leves emplacados no período (1.950.889, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave). A expectativa é que, até 2030, os veículos elétricos representem 5% da frota nacional, com uma estimativa de 2 milhões de carros.

*Via Assessoria