Especialistas da D’Or Soluções falam sobre a retomada das aulas presenciais e a nova realidade

Médicos da empresa integrante da Rede D’Or São Luiz apoiaram a construção do protocolo de volta às aulas das escolas do Grupo Eleva Educação, entre elas o Colégio CBV

 Para esclarecer as dúvidas dos pais e responsáveis sobre a saúde e segurança das crianças e jovens no retorno às atividades presenciais nas escolas, o Colégio CBV, que faz parte do Grupo Eleva Educação, recebeu especialistas da D’Or Soluções, braço da Rede D’Or São Luiz, para um bate-papo falando sobre “Retomada e a Nova Realidade”. Participaram da conversa os médicos do trabalho Dr. Welmer Carneiro e Dr. Guilherme Malaquias, que também é psiquiatra.

Segundo Dr. Guilherme Malaquias, o retorno gradativo às atividades do dia a dia impacta positivamente da saúde mental de pessoas de todas as idades. “Os seres humanos são coletivos, nós precisamos do convívio social, principalmente as crianças. Por isso, após tantos meses em isolamento, a volta responsável para uma rotina de estudos, mesmo que seja, inicialmente, de forma híbrida e de acordo com as necessidades e características de cada família, será extremamente benéfica para os alunos”, afirma.

Para o médico Welmer Carneiro, com responsabilidade e ajustes constantes, é possível fazer um retorno às aulas presenciais seguro para todos. “A Covid-19 é uma doença muito nova e ainda estamos aprendendo a lidar e viver com ela. Por isso, é natural que exista a insegurança, mas com base em todas as informações científicas que já temos, torna-se viável uma volta gradativa à rotina escolar seguindo um protocolo de distanciamento e higienização”, destaca.

Os especialistas da D’Or Soluções também reforçam as melhores formas de prevenção contra o coronavírus. “O distanciamento físico de 1,5 a 2 metros, o uso correto da máscara e a higiene adequada das mãos ainda são as formas mais eficazes de proteção”, afirma Dr. Guilherme Malaquias. Já o médico Welmer Carneiro cita que os cuidados devem começar em casa. “Ter uma boa alimentação e um bom sono ajuda na imunidade, o que deixa nosso organismo mais fortalecido para lidar com diversas doenças, entre elas a Covid”.

Sobre a afirmação de que febre e tosse persistente são os sintomas mais característicos da Covid-19, o médico Guilherme Malaquias esclarece: “De fato, são sintomas que podem indicar a doença e mais conhecidos por serem de fácil observação, porém não são os únicos nem os principais. A fadiga física e mental pode ser considerada como um sintoma importante, além da perda do olfato e do paladar. Uma curiosidade é que muitas das pessoas que testaram positivo relataram a perda do apetite, o que as fazia pular refeições. Esse pode ser considerado um indicativo de Covid e que pode atingir até mesmo os assintomáticos”, diz.

Sobre a correta higienização das mãos e partes do corpo que possam ter tido contato com o vírus, o doutor Welmer Carneiro confirma que todos os tipos de sabão são eficazes, desde que a lavagem seja feita corretamente, afirmando, ainda, que usar luvas não é garantia de proteção. “As luvas trazem uma sensação enganosa de segurança, pois vírus e bactérias também são capazes de se fixarem nelas. Então, caso a pessoa não tenha o cuidado adequado, tocando o rosto, olhos, nariz ou boca com as mãos enluvadas, pode acabar se infectando da mesma forma”, completa.

Os dois especialistas integraram a equipe da D’Or Soluções que orientou e apoiou o desenvolvimento do plano de retomada às aulas nas escolas com o selo Eleva, entre elas o Colégio CBV, que conta com duas unidades em Pernambuco – Boa Viagem e Jaqueira.

*Via Assessoria