Giral promove semana de lives: segunda começa debatendo o racismo

Glória do Goitá (PE) – Nesta segunda-feira (8), a partir das 16h, a ONG Giral – Desenvolvimento Humano e Social promove a live “Racismo e o Silenciamento dos Jovens Negros no Brasil”. Mediada pelo presidente da instituição, Leonildo Moura, a conversa será conduzida pelo jornalista Cleyton Vital, pesquisador do tema no Instituto de Comunicação da Universidade Nova, em Lisboa, Portugal. Esta é a primeira da programação de liver que serão transmitidas pelo ig do Giral no Instagram: @icgiral.

Brasileiro, Vital faz doutorado na Universidade Nova e diz que apesar de todos os acontecimentos, a questão do racismo é muito minimizada. “Em dias de tantas notícias devastadoras para o povo preto, ainda temos que lidar com perguntas do tipo: ‘agora tudo é racismo pra vocês, né?’  Na verdade sempre foi, a diferença agora é que vocês não conseguem nos calar”, fala.

A discussão é a primeira da programação da Semana de Diálogos sobre Juventude do projeto Pesquisação Juvenil Periférica, do Giral. A iniciativa foi premiada pelo Edital Sementes, do prêmio Itaú-Unicef 2019. O objetivo é politizar as pessoas na época da pandemia.

Confira a programação:

Segunda (8): “Racismo e o Silenciamento dos Jovens Negros no Brasil”, com o jornalista Cleyton Vital (da Universidade Nova, Portugal)

Terça (9): “Juventude, Música e Cultura”, com a mestra de mamulengo Cida Lopes (filha do mestre Zé Lopes)

Quarta (10): “Juventude, Protagonismo e Liderança”, com Inaldo Leite, diretor de juventudes de Glória do Goitá

Quinta (11): “Juventude, Democracia e Comunicação”, com Jairo Rubens, diretor de Juventudes de Pombos

Sexta (12): “Trabalho Infantil”, com Leonildo Moura, presidente do Giral

*Via Assessoria