Junior Achievement Pernambuco orienta jovens sobre planejamento de carreira durante a quarentena

As dicas foram extraídas do programa da ONG “O Futuro do Trabalho”, quando os estudantes são estimulados a fazer uma reflexão sobre a nova economia 

Para controlar a pandemia do novo coronavírus, estudantes de várias partes do mundo estão sem ir à escola, como acontece aqui em Pernambuco. Mas é possível continuar aprendendo durante a quarenta, inclusive para saber como lidar com situações de crise. A Junior Achievement Pernambuco, instituição sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora em mais de 100 países, também está com funcionamento à distância para preservar nossa comunidade, já que grande parte dos seus projetos são realizados alunos de ensino fundamental e médio, nas escolas.

Enquanto a situação não volta ao normal, a ONG alerta para a importância dos jovens continuarem estudando de casa. Um dos programas da instituição é “O Futuro do Trabalho”, que tem o objetivo de trazer para os estudantes uma reflexão sobre a nova economia e o impacto da inovação tecnológica na vida e comportamento das pessoas. Nele, os jovens são influenciados a refletirem sobre suas carreiras, profissões que estarão em alta no futuro, e na área STEM, que engloba ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

“Como estimulamos no programa, neste atual momento é bem importante que os jovens pensem nas opções de carreira e como elas podem interferir nas suas escolhas ou influenciá-los positivamente”, comenta a diretora executiva da Junior Achievement Pernambuco, Rosane Schereschewsky. As transformações na economia e na tecnologia afetam diretamente os jovens no mercado de trabalho. “Negócios baseados na nova economia e o avanço causado por novas tecnologias impactam diretamente nas profissões existentes no mercado de trabalho, muitas irão desaparecer, ao passo que outras irão surgir, pensando nisso é importante que o jovem esteja preparado para assumir novos desafios”, explica.

Durante este período de isolamento físico, sugestão também é investir em cursos, que podem fazer a diferença na carreira após a quarentena, a curto e longo prazo. Por exemplo, que tal aprender uma língua nova? Há vários aplicativos gratuitos disponíveis para isso. Também há diversas plataformas de ensino online com acessos abertos, como a StartSe (https://www.startse.com/), rede de educação e empreendedorismo parceria da Junior Achievement. Outro ponto importante é aproveitar esse tempo mais livre para libertar a criatividade e procurar soluções inovadoras, como pensar em produtos e serviços que faça a diferença na vida das pessoas. Quem sabe uma grande ideia de empreendedora surja nesse período?

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT

A Junior Achievement é uma das maiores ONGs do mundo voltada para jovens, os prepara para o mundo do trabalho e para o empreendedorismo. Nasceu nos Estados Unidos, em 1919, oferecendo há mais de 100 anos experiências práticas em educação financeira, preparação para o trabalho e empreendedorismo. A metodologia utilizada nos programas da Junior Achievement é única e registrada internacionalmente pela Junior Achievement Worldwide e desenvolvida em mais de 120 países. Em 2019, foi eleita a sétima melhor ONG do mundo, segundo ranking do NSO Advisor.

No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983. Já em Pernambuco chegou em 2003. Ao todo, os projetos da instituição beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários. Ensinar empreendedorismo significa levar a compreensão de que cada indivíduo possui as habilidades e características necessárias para fazer o seu futuro acontecer. Empreender é o pensamento seguido da atitude de fazer acontecer.

SERVIÇO
Junior Achievement Pernambuco
Endereço: Rua do Riachuelo, nº 105, sala 901, Boa Vista, Recife (PE). *  Durante a quarentena, está funcionando somente com escritório virtual.
Mais informações: jape@jape.org.br.
Facebook: https://www.facebook.com/ongjape
Instagram: https://www.instagram.com/japernambuco/

*Via Assessoria