Giral mantém assistência a crianças e adolescentes durante o período de isolamento social

Cumprindo a determinação para isolamento social – melhor maneira de conter o avanço do coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) – o Giral – Desenvolvimento Humano e Local suspendeu suas atividades presenciais aos seus 210 educandos, passou a acompanhá-los remotamente e a distribuir kits pedagógicos e kits lanches. “É uma forma de continuar a assisti-los”, resume o presidente do Giral, Leonildo Moura.

Localizado em Glória do Goitá, na Mata Norte de Pernambuco, o Giral é um grande agente de transformação social e se preocupou em manter as crianças ocupadas nesse período em que as aulas também estão suspensas. Criou, então, dois kits pedagógicos: um destinado às crianças de 6 a 10 anos e outro aos adolescentes dos 11 aos 17. Ambos contêm atividades artísticas, de leitura e produção textual, além de três livros, sendo um sobre alimentação saudável e dois de literatura. “Famílias que não estão vinculadas ao Giral também solicitaram e nós disponibilizamos todo o material para elas”, explica Leonildo.

A necessária reformatação do semestre foi aprovada pelos parceiros financeiros. Os kits pedagógicos do Giral foram solicitados e serão replicados em outras instituições filantrópicas apoiadas por eles.

Os lanches dos educandos também estão garantidos com a distribuição dos kits com leite, achocolatado e biscoitos sem recheio. “Mantivemos o Giral funcionado em regime de plantão, com dois educadores por dia, para que todo o material seja distribuído. Nosso pessoal de limpeza também está mantendo a higiene da nossa sede, tudo seguindo as normas irrestritamente”, conta o presidente.

Além de distribuir os kits, os educadores também têm a missão de manter o contato telefônico com as famílias e a diretoria do Giral já estuda ampliar o atendimento de acordo com a demanda.

*Via Assessoria