Ritmos, cores e sabores marcam fim de semana do Bora Pernambucar no Carnaval

O “Bora Pernambucar no Carnaval” segue movimentando o Centro Cultural Cais do Sertão durante todo o fim de semana. Com atrações que exaltam variados ritmos pernambucanos, o evento, promovido pelas secretarias de Cultura e Turismo do Estado, Fundarpe e Empetur, realiza shows gratuitos, além de mostra gastronômica, de artesanato, de moda e de fotografia, começando às 19h, na sexta e sábado, e às 15h, no domingo. Entre os artistas e agremiações confirmados estão Alceu Valença, Maestro Spok, Maracatu Nação Porto Rico e o Homem da Meia Noite.

“A fusão de todos ritmos e representações culturais desembarca no Cais do Sertão, promovendo a abertura oficial do Carnaval pernambucano. Os shows e cortejos servem para apresentar aos turistas o potencial da folia de Momo do Estado”, ressalta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Para o secretário estadual de Cultura, GiIberto Freyre Neto, a prévia tem a cara do Carnaval de Pernambuco. “Vamos ter cortejos de agremiações de várias regiões do Estado, vamos ter apresentações no palco, vamos ter a moda e o artesanato, tudo aberto ao público, como é nossa tradição do ciclo carnavalesco”, descreve Gilberto.

Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, destaca o papel dos mestres e mestras da cultura popular no ciclo carnavalesco. “Cada agremiação ou artista que se apresenta aqui, traz consigo uma parte dessa diversidade que se mostra durante o Carnaval. Até domingo, vir para o Cais do Sertão é conhecer como é rica nossa cultura popular”.

O Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira abre as apresentações desta sexta, seguido pelo Clube de Bonecos Seu Malaquias e o Maracatu Nação Pernambuco. A partir das 22h, o grupo Bongar comanda a festa, que terá o DJ 440 animando a galera nos intervalos para quem quiser sextar na folia.

No sábado, os tambores da Nação do Maracatu Porto Rico dão início ao penúltimo dia do “Bora Pernambucar no Carnaval” às 19h. A celebração continua ao som do caboclinho da Tribo Indígena Carijós. Na sequência, o percussionista Gilú Amaral convida Henrique Albino, Nilsinho Amarante, Alex Santana e Jonatas Araújo. O encerramento será a cargo do Maestro Spok e da Orquestra do Recife a partir das 22h. Nos intervalos, a animação está garantida com o Original DJ Copy.

DIA DO FREVO – Último dia dos festejos, o domingo será o dia de celebrar o ritmo mais famoso da festa pernambucana, o frevo. A programação do Dia do Frevo começa cedinho, às 15h, com diversas representações culturais do Estado marcando presença, como o Maracatu Nação Erê, Caboclinho Sete Flexas Mirim, Caiporas de Pesqueira, Papangus de Bezerros, Caretas de Triunfo e os Tabaqueiros de Afogados da Ingazeira.

O convidado especial da noite é o boneco gigante mais antigo do Brasil, Zé Pereira, que vem de Belém do São Francisco, no Sertão do Estado, para brincar a prévia no Cais. Ao lado da esposa, Vitalina, ele será recepcionado pelo gigante que é Patrimônio Vivo do Estado, o Homem da Meia-Noite, e acompanhado pelas La Ursas de São Caetano, que em 2020 completam 52 carnavais e são às homenageadas do Bora Pernambucar no Carnaval.

Originalmente, La Ursas usavam fantasias confeccionadas com samambaias e, durante os cortejos, saiam pelas ruas pedindo frutas e dinheiro. A tradição evoluiu, mas segue animando o Carnaval do Agreste pernambucano. Neste domingo, sete agremiações de La Ursas vão abrilhantar a homenagem. Serão quase cem personagens dos grupos Urso Panda, Urso Nação Brasileira, Urso Rua do Sapo, Urso Rosa de Ouro, Urso Leão Dourado, Urso Tô Nem Aí e Urso Cariri.

Criado em 1919, Zé Pereira foi idealizado por Gumercindo Pires, que criou o personagem após ouvir as histórias do padre belga Norberto Phallampin, religioso da região à época. O padre contava que utilizava bonecos grandes para chamar a atenção dos fiéis e convencê-los a assistirem às missas. Gumercindo resolveu “levar” os bonecos do sagrado para o profano, criando o personagem que até hoje comanda o Carnaval belemita.

O domingo promete encerrar em grande estilo, com show de Alceu Valença, que vai colocar todo mundo para frevar a partir das 21h.

Fotos: Chico Andrade

*Via Assessoria