Liniker e os Caramelows celebram aniversário de 25 anos do Rec-Beat

Banda retorna ao palco do festival no Recife após show histórico em 2016 para apresentar seu aclamado segundo disco, Goela Abaixo

A banda Liniker e os Caramelows chega ao Rec-Beat deste ano com o elogiado show do disco Goela Abaixo, um dos trabalhos mais aclamados da música popular brasileira no ano passado. A apresentação terá a chancela “Frei Caneca FM Convida“, uma parceria do festival com a emissora pernambucana e a Prefeitura do Recife, como parte das celebrações dos 25 anos do evento.

O Rec-Beat acontece entre os dias 22 a 25 de fevereiro no Cais da Alfândega durante o Carnaval do Recife e tem entrada gratuita. Além de Liniker já foram anunciados Josyara, Ana Frango Elétrico, Hot & Oreia e Flaira Ferro. O evento este ano também terá uma edição especial em Caruaru, no dia 15 de fevereiro.

A presença de Liniker na comemoração dos 25 anos do Rec-Beat é bem especial. A cantora e compositora fez sua primeira participação em festivais no Rec-Beat 2016, num dos shows mais memoráveis do evento, e meses antes de lançar o seu disco de estreia, Remonta, que a colocaria como um dos principais destaques na nova cena pop brasileira.

O novo trabalho da artista chega inspirado pela musicalidade do Nordeste da África e também da América Central, sem, contudo, tirar os pés do Brasil. Neste novo registro, a banda buscou mais organicidade e experimentação, o que incluiu uso de instrumentos como um órgão etíope, participação especial das cantoras ganenses Florence Adooni e Lizzy Amaliyenga, além de um coro de vozes bem incrível formado por nomes como Josyara, Tássia Reis e Juliana Strassacapa, entre outras.

Goela Abaixo é um ato de coragem ancestral unido com a urgência de falar e pôr para fora os sabores”, diz Liniker. Goela Abaixo é um disco que vem da urgência de dizer o que precisa ser dito. “É sobre dividir as partes do devir e alçar voos maduros e seguros. É sobre o corpo em movimento, é sobre gritar e respirar junto”, define a artista.

Liniker e os Caramelows são: Liniker Barros (voz), Rafael Barone (baixo), Pericles Zuanon (baterial), William Zaharanszki (guitarra), Renata Éssis (backing vocal), Marja Lenski (percussão), Fernando TRZ (teclados) e Éder Araújo (saxofone).

Frei Caneca FM Convida

O Rec-Beat iniciou mais uma parceria  com a Frei Caneca FM, a rádio oficial do festival. Duas atrações do aniversário de 25 anos terá a assinatura “Frei Caneca FM Convida”. A rádio pública do Recife traz em sua programação debates, entrevistas e, claro, muita música boa, com destaque para o melhor da cena pernambucana e brasileira. O dial no Recife é 101,5FM mas também é possível ouvir pela internet no www.freicanecafm.org. A parceria Rec-Beat 2020 e Frei Caneca FM tem apoio da Prefeitura do Recife.

Atrações confirmadas

O Festival Rec-Beat 2020 já divulgou quatro nomes para sua edição comemorativa de 25 anos. A primeira foi a cantora, compositora e violonista baiana Josyara, que apresenta no festival faixas de seu aclamado disco, Mansa Fúria. Ana Frango Elétrico, artista e instrumentista carioca leva ao Carnaval do Recife seu elogiado Little Electric Chicken Heart, um dos mais elogiados trabalhos da nova música popular brasileira. Na programação também estão Hot & Oreia, dupla revelação do rap brasileiro e Flaira Ferro, cantora e compositora recifense que lança no festival seu novo disco, Virada na Jiraya

25 anos de Rec-Beat

Criado em 1995, o Rec-Beat é hoje um dos mais importantes festivais de música do Brasil. Idealizado e produzido por Antonio Gutierrez, o Gutie, o evento construiu ao longo desses 25 anos uma história de sucesso e relevância, sobretudo pelo seu interesse em incentivar e dar visibilidade às diferentes sonoridades da música brasileira e internacional, com destaque para a presença afro-latino-americana.

Ao longo de sua história, não só acompanhou lado a lado todas as transformações da música local e nacional como foi um dos agentes dessas mudanças. Do manguebeat ao carimbó, passando pela eletrônica, jazz, rap, rock e brega-funk, o festival sempre celebrou a diversidade cultural que está no cerne do Carnaval da cidade.

O palco do Rec-Beat sempre busca proporcionar uma experiência inesquecível ao público ao propor o encontro de diferentes tribos, classes sociais, gênero, gerações, em um espaço democrático, livre e aberto a todo mundo. O Rec-Beat é hoje como um dos epicentros da efervescência do Carnaval do Recife.

A programação traz nomes nacionais e internacionais no já tradicional palco no Cais da Alfândega, sítio histórico da cidade, além de realizar atividades ao longo do ano e palcos especiais em outras cidades (Caruaru, Fortaleza, João Pessoa e São Paulo, entre outras, já receberam edições do Rec-Beat).

O Festival Rec-Beat é uma realização Rec-Beat Produções com patrocínio Prefeitura do Recife e Cepe, incentivo Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura e Governo de Pernambuco, apoio Copergás, Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife, Instituto Francês do Brasil, Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, Paço Alfândega e Pitú.

*Via Assessoria