Alimentação saudável é tendência de mercado

Atualmente o Brasil é o 4º colocado em consumo de alimentos saudáveis no ranking global e movimenta US$ 35 bilhões por ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor.

O termo saudabilidade nunca esteve tão presente nas rodas de conversa e vai além da preocupação estética. Afinal, o primeiro passo para uma vida saudável são bons hábitos nutricionais. A alimentação saudável é muito importante para uma boa saúde uma vez que além de contribuir para a manutenção do peso saudável, reduz o risco de doenças como desnutrição, anemia, obesidade, diabete, hipertensão, câncer e outras. 

Segundo a agência internacional de pesquisa de mercado, nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi, em média, de 12,3% ao ano e em 2019, a previsão era que o segmento cresceria ainda mais e atingiria 50%, movimentando R$ 110 milhões. Caminhando ao lado dessa tendência, desde o início de 2018 o Pão de Açúcar tem implementado o projeto ‘Espaço Saudável’ em suas lojas, reformulando a exposição das categorias com a criação de uma seção exclusiva para as linhas de produtos. A seção agrupa os itens em quatro categorias: orgânicos, naturais (produtos in natura), free from (englobando produtos sem açúcar, sem lactose e sem glúten) e funcionais, voltado a alimentos com alto benefícios à saúde além de suas funções nutricionais básicas, como barrinhas proteicas ou hiper proteicas. Com o projeto, a rede registrou crescimento de 20% em vendas dessas categorias nas lojas onde o ‘Espaço Saudável’ já foi implantado, ante o ano anterior ao projeto, e mais de 1000 novos produtos foram adicionados ao sortimento da categoria.

“Cada vez mais observamos o crescimento do público interessado em uma vida mais saudável e procurando alternativas práticas para o dia a dia em nossa loja”, explica a Gerente Regional do Pão de Açúcar, Weidja Rocha. Como pioneiro na oferta de produtos orgânicos no Brasil, o Pão de Açúcar está atento às tendências do mercado. Em 2006, a rede criou uma linha de marca própria focada integralmente em alimentos saudáveis, a Taeq. Desde então, vem mantendo um compromisso com seus clientes para atendê-los em suas mais diferentes necessidades de alimentação, buscando e desenvolvendo fornecedores em todo o país para atender às mais variadas necessidades – como sem glúten, sem lactose, diet, light, vegano e integrais. 

Além das áreas exclusivas para produtos saudáveis, as lojas da rede contam com a oferta, a oferta de produtos orgânicos para compra a granel, com preços até 30% menores do que os pré-embalados já comercializados. São cerca de 60 produtos disponíveis, neste primeiro momento, para que os clientes possam consumir de maneira sustentável, levando apenas a quantidade que realmente precisam e com um maior poder de escolha, com a possibilidade de selecionar os produtos com tamanhos e formas que mais se adequarem às suas necessidades. Para garantir o abastecimento dos alimentos fresquinhos e livres de defensivos e adubos químicos, o Pão de Açúcar negocia a compra dos itens diretamente com pequenos produtores, que recebem apoio e assistência da rede, contribuindo, também, com o desenvolvimento da cadeia.

8 dicas para uma alimentação saudável:

1 – Não fique sem comer
2 – Coma com calma
3 – Consuma mais alimentos integrais
4 – Coma frutas e hortaliças
5 – Mastigue bem
6 – Não ingira líquidos com a refeição
7 – Beba muita água
8 – Prefira alimentos naturais

*Via Assessoria