Recife Ganha Primeira Edição da Semana Arte Mulher

 


Evento reúne mais de 70 atrações gratuitas de cinema, música, teatro, dança, circo, literatura, artesanato e cultura popular, de 25 a 29 de novembro

Uma celebração à produção cultural feminina pernambucana, reunindo uma intensa programação artística, à beira-mar de Boa Viagem. Essa é a proposta da primeira edição da Semana Arte Mulher, que vai tomar conta do Parque Dona Lindu, de 25 a 29 de novembro. Durante cinco dias, o público terá a oportunidade de conferir gratuitamente mais de 70 atrações de cinema, música, teatro, dança, circo, literatura, artesanato e cultura popular. O evento é uma realização da P Castro Produções, com patrocínio do BNDES.

“A ideia de realizar um evento voltado para a produção artística das mulheres pernambucanas é antiga e surgiu da necessidade de abertura de um espaço para dar visibilidade ao trabalho das nossas artistas”, explica o coordenador geral e idealizador do projeto, Pedro Castro. Para montar a programação foi escalado um time de peso, formado por nomes representativos de cada linguagem contemplada pelo projeto. A equipe de coordenadores e curadores do evento é composta por Luzilá Gonçalves (literatura), Dinara Pessoa (cultura popular), Paula de Renor (teatro), Mônica Lira (dança), Fátima Pontes (circo), Tiago Amorim (artesanato), Elyanna Caldas e Wellington Lima (música), Ruth Pinho e Amanda Ramos (cinema).

A expectativa é de que 30 mil pessoas circulem pelo Parque Dona Lindu durante os cinco dias da Semana Arte Mulher. O evento contará com mostra de filmes de cineastas pernambucanas, apresentações de dança, teatro e circo para crianças e adultos, palestras literárias, oficinas de artesanato, recitais de música instrumental, shows de música popular, atrações de cultura popular, além de uma feira permanente de literatura e artesanato.

Com curadoria de Ruth Pinho e Amanda Ramos, a programação de cinema contará com a apresentação de 36 curtas-metragens de cineastas brasileiras. Os filmes serão exibidos de 25 a 27 de novembro, no Teatro Luiz Mendonça, em quatro sessões diárias (às 9h, às 11h, às 14h e às 16h), seguidas de debate com cineastas pernambucanas. Além disso, o público também poderá conferir gratuitamente a exibição dos longas “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro (25/11), “O Rochedo e a Estrela”, de Kátia Mesel (26/11) e “Rio Doce/CDU”, de Adelina Pontual (27/11). As sessões dos longas serão sempre às 18h30.

Na grade de música, os destaques são os shows em homenagem às cantoras Marinês e Clementina de Jesus. Ambas as apresentações têm direção de Wellington Lima e trazem um repertório que mistura canções das artistas convidadas e músicas eternizadas nas vozes das homenageadas. A homenagem a Marinês será no dia 28, às 20h, no Teatro Luiz Mendonça (palco voltado para área externa), com Maria Fulô e Banda acompanhando Kelly Rosa, Walkyria Mendes, Cristina Amaral, Irah Caldeira e Nádia Maia. No dia seguinte, as cantoras Surama Ramos, Edilza Aires, Sônnia Aguiar, Mônica Feijó e Adriana B, acompanhadas de Lourdinha Nóbrega e Banda, fazem uma grande noite de samba para lembrar a obra de Clementina de Jesus, às 19h30, também no palco voltado para área externa. Além dos shows, a programação também traz opções para o público que aprecia a música instrumental com árias de óperas, recitais de música barroca, piano e choros.

Selma do Coco, falecida em maio deste ano, também será homenageada em uma apresentação com a participação de As Netas de Selma do Coco e As Filhas do Coco e Mestra Ana Lúcia, no dia 28, na área externa do Parque Dona Lindu. Com curadoria e coordenação de Dinara Pessoa, a grade de cultura popular conta ainda com o Encontro de Blocos Líricos, no dia 29.

A questão do feminino na literatura é o ponto de partida das palestras que acontecem na Tenda Literária. O público terá a oportunidade de conversar com as escritoras Jussara Salazar, no dia 25; Maria Amélia de Almeida, no dia 26; Luzilá Gonçalves Ferreira, no dia 27; Judite Botafogo, no dia 28, e Geórgia Alves, no dia 29.

A área externa do Parque Dona Lindu será palco para sete exposições em movimento. São elas as performances de dança contemporânea “Ela Sobre o Silêncio”, de Lili Rocha; “Na Malandragem do Feminino”, de Rebeca Gondim; “Âmbar”, de Gardênia Coleto; “ResíDUO”, de Anne Costa e Marta Guimarães; “Sobre Mosaicos Azuis”, de Januária Finizola; “Água Dura”, de Gardênia Coleto, Marcela Aragão e Marcela Felipe, além de trechos dos espetáculos “Lúmen”, do Grupo Experimental, e “Três Mulheres e Um Bordado de Sol”, da Compassos Cia. de Dança. A programação, com curadoria de Mônica Lira, traz ainda uma mostra de dança reunindo coreografias de diversos gêneros, nos dias 26 e 27, às 18h, também na área externa.

Para as crianças, o espetáculo de dança “O Tempo Perguntou ao Tempo”, do Grupo Acaso, será apresentado na íntegra, no dia 29, às 11h, no Teatro Luiz Mendonça. A criançada também terá a oportunidade de participar de quatro oficinas de artesanato, nos dias 26, 27, 28 e 29.

Na pauta de teatro, uma das atrações é o espetáculo “Guiomar, A Filha da Mãe”, do Grupo Pharkas Serthanejaz, que será encenado no dia 29, na área externa do Parque Dona Lindu. Já as palhaças da Cia. Animée participam da Semana Arte Mulher com dois espetáculos – o show “As Levianinhas em Pocket Show Para Crianças”, no dia 28, e o circense “Trueque”, no dia 29 -, além de intervenções artísticas na área externa do parque. A programação de circo traz ainda o Encontro de Palhaças, no dia 28, e os espetáculos “Mulheres Voadoras”, também no dia 28, e “Três Palhaças Encrenqueiras”, no dia 29.

Acesso – Todas as atrações da Semana Arte Mulher serão gratuitas. As apresentações no Teatro Luiz Mendonça, as conferências literárias e as oficinas de artesanato estão sujeitas à lotação. Para ter acesso às atrações nestes espaços, os interessados deverão retirar antecipadamente as senhas na bilheteria da Semana Arte Mulher, instalada no foyer do Parque Dona Lindu.

SERVIÇO:
Semana Arte Mulher
De 25 a 29 de novembro
Parque Dona Lindu (Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem) Entrada franca