Livro e contação de histórias sobre como cuidar do lixo no Museu da Cidade do Recife


Lixo é um tema que faz parte do cotidiano de todos nós. Aparece nas ruas, nos rios, na areia da praia, debaixo dos tapetes! Mas, destinados adequadamente, muitos resíduos poderiam ser aproveitados, através da reciclagem. É o que mostra o livro Só é lixo…se a gente quiser!, publicação da Ecopesa Ambiental, com texto da jornalista Francicleide Palhano e ilustrações de Emerson Pontes, que será lançado no Museu da Cidade do Recife, na próxima terça-feira (24), às 09h30, com sessão de contação de história comandada por Paulo André Viana e distribuição da publicação para alunos da rede pública de ensino.

“O livro conta a história de uma cidade onde as pessoas jogavam fora, inadequadamente, tudo o que não mais queriam: garrafas, latas, papel, sofá, enfim: uma história bem parecida com a história das nossas cidades. Mas, naquela cidade, um grupo de estudantes, estimulados por uma professora, começam a mudar a realidade. E descobrem: só é lixo…se a gente quiser!”, explica a autora.

A publicação será trabalhada nas escolas onde a CTR Candeias desenvolve atividades de responsabilidade social e será utilizado como ferramenta da educação ambiental, na intenção de aguçar a percepção para questões ambientais, sobretudo no que se refere à produção, descarte e reutilização dos resíduos. “Acreditamos na mudança comportamental do ser humano em relação à natureza. O mundo sustentável que queremos e que precisamos, só será possível com a participação efetiva da sociedade. E cada setor social, cada um de nós precisa contribuir para essa conquista”, argumenta o diretor operacional da Ecopesa, Fábio Lopes.

A publicação também será lançada no município de Jaboatão dos Guararapes, na próxima quarta-feira (25), na escola municipal Nicéa Cahú, onde haverá contação de histórias para os alunos. O lançamento do livro Só é lixo…se a gente quiser! Faz parte da programação do evento comemorativo ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, promovido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e pela Ecopesa Ambiental, com apoio do Museu da Cidade.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Só é lixo…se a gente quiser!
Terça-feira (24/03), às 9h30

Contação de história com Paulo André Viana

*Via assessoria