Instituto Cervantes recebe exposição “Toledo e El Greco” no Recife


Nesta segunda (22) o Instituto Cervantes inaugura a exposição “Toledo e El Greco”, com desenhos do arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá e mosaicos da arquiteta brasileira Sandra Paro, a partir das 20h, com um coquetel para os presentes. A mostra faz parte das atividades da 8ª. Primavera de Museus e estará aberta para visitas, até dia 10 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 8h às 19h. Entrada gratuita.


No ano em que se celebra o IV centenário de falecimento do pintor, escultor e arquiteto Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco, Escrivá, que se intitula um viajante desenhador, como os antigos historiadores cronistas, fez um registro iconográfico da vivência do artista na cidade espanhola de Toledo, desenhando in situ o cenário que rodeou o artista durante os anos que viveu na cidade. Já a arquiteta Sandra Paro fez uma releitura em mosaico de um dos mais belos rostos pintados por El Greco, a Madonna da Sagrada Família. “Assim, desenho e mosaico criam uma linguagem original e inovadora dando suavidade à pedra dura”, explica Sandra. A exposição será emoldurada pela música Salve Regina (1614), gravada com instrumentos originais pelo grupo Scholars e a Capela de Música da Catedral de Pamplona, conduzidos pelo maestro de capela, Aurelio Sagaseta.

Com sua técnica estilizada e espiritual, El Greco uniu de maneira profundamente original seus conhecimentos pictóricos e suas intenções intelectuais em uma série de obras que desafiaram as tradições da pintura religiosa na Espanha. Uma das figuras mais originais e interessantes na Europa dos séculos XVI e XVII, tanto por sua biografia de imigrante como por sua obra, considerada precursora do expressionismo e do cubismo.

O Instituto Cervantes fica na Av. Agamenon Magalhães, 4535, Derby. Mais informações no telefone (81) 3334-0450.

Serviço: Exposição Toledo e El Greco

Abertura: 22/09 – 20h

Visitação: 22/09 a 10/11/14

Horários: segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 8h às 19h.

Lugar: Instituto Cervantes do Recife (Av. Agamenon Magalhães, 4535, Derby – Recife)

Entrada Gratuita

*Com informações da assessoria