Arrodeio entra em cartaz no Murillo La Greca


Instalação do UM Coletivo fica aberta ao público até o dia 4 de fevereiro

O Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim, abre no próximo dia 10 de janeiro a instalação Arrodeio, a partir das 18h. A mostra é composta por sons, objetos e vídeos e dá continuidade às pesquisas realizadas pelo UM Coletivo. Ainda na abertura, será lançado um dossiê a respeito do processo, com textos e ensaios escritos pelos integrantes do grupo, e haverá performance de convidados nos jardins do museu. As ações fazem parte do projeto Pesquisa sobre Som, Corpo e Notações, financiada pelo Funcultura Independente 2014-2015. A instalação fica em cartaz até o dia 4 de fevereiro. O Museu Murillo La Greca é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

A pesquisa, feita para tensionar as relações entre som, corpo e movimento e desenvolver um sistema de notações para músicos e dançarinos, aconteceu ao longo de 2016 por meio de encontros entre os integrantes e contou com colaboração do Pachka, duo de música focado em experimentações de diálogos artísticos. O coletivo ministrou, durante o processo, quatro oficinas gratuitas e ainda vai apresentar um espetáculo, atualmente em montagem, como contrapartida do projeto.

ARRODEIO – Para a instalação, mais que propor uma discussão didática ou pedagógica da pesquisa, o UM Coletivo pretende retomar questões que surgiram ao longo do processo. “Mais que explanar, queremos discutir algumas inquietações do processo por meio de propostas sensoriais”, comentou Daniel de Andrade Lima, diretor e integrante do grupo.

A instalação propõe retomar memórias de afeto e deslocamento do processo criativo da pesquisa. Por meio de sensações sinestésicas, o UM Coletivo retoma o diálogo entre som e corpo, música e dança. O termo “Arrodeio” é uma referência a uma onda senoidal que vai de frequências muito graves a frequências muito agudas utilizada em muitas das dinâmicas vivenciadas pelo grupo; refere-se também aos ciclos que se concluem e se abrem insistentemente.

DOSSIÊ – O Dossiê, composto por textos dos integrantes do coletivo e do duo Pachka, discute a pesquisa ocorrida ao longo do ano. De caráter mais experiencial e vivencial, os textos abarcam, de diferentes formas, o processo da pesquisa – realizada por meio de encontros e discussões de teóricos do som e do corpo, como Laban, Dalcroze, Schafer e Thereza Rocha e apresenta as possibilidades de notações possíveis, pensadas pelo grupo. Também compõem o dossiê ensaios escritos por cada um dos integrantes, a respeito de pontos específicos do projeto.

Sobre o UM Coletivo

No começo de 2014, o UM Coletivo surgiu a partir de uma vontade de investigar os possíveis diálogos entre dança e música. Ainda de forma bastante intuitiva e sem muito rigor acadêmico, oito bailarinos/performers e dois músicos passaram a se encontrar semanalmente para experimentar seus corpos e instrumentos a partir da proposição de algumas dinâmicas. Dessas vivências, surgiu um produto estético num formato de intervenção a que se deu o nome de “Concerto para Corpos Variáveis”, que foi apresentado no Atelier Arte da Terra e também na UFPE, no Hall do CAC, durante a Semana da Música 2014, evento promovido pelo Departamento de Música da mesma Universidade.

Após essa primeira experiência, o grupo decidiu tomar mais um passo no caminho para o amadurecimento, tanto artisticamente quanto metodologicamente, e começou a traçar o que seria a segunda etapa da pesquisa sobre som e movimento já iniciada. Em 2015, o grupo apresentou a performance Calor, no Atelier Arte da Terra. Em 2016, o UM Coletivo também apresentou o espetáculo Estou Farto de Semideuses, no Edf. Texas, e participou de diversos eventos, realizando performances, rodas de diálogo e oficinas.

SERVIÇOInstalação Arrodeio + lançamendo do dossiê do UM ColetivoLocal: Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim, RecifeAbertura: terça-feira, dia 10 de janeiroHorário: às 18hPeríodo da Exposição: de 11 de janeiro a 4 de janeiroHorário de visitação: Terça a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h / Sábados 14h às 18h

Telefone: (81) 3355-3126


*Via assessoria