Uma oficina de amor na Via Sacra de Planaltina – DF

 

Dedicação, trabalho, fé, amor e sacrifício se transformam em arte para louvar o Senhor

 

Dedicação, trabalho, fé, amor e sacrifício se transformam em arte para louvar o Senhor

 

Quem olha a perfeição dos figurinos e acessórios usados durantes os dias da Via Sacra de Planaltina – DF, não tem ideia de que é tudo feito pelos próprios atores que encenam o espetáculo  de forma artesanal. A casa de apoio, assim como é conhecida, é uma oficina de amor e dedicação que geram verdadeiras obras de artes.

Cerca de 40 pessoas são responsáveis pelas vestes das 1.400 pessoas que participam do evento, na semana Santa. E esse trabalho começa apenas 30 dias antes e é divido em dois grupos: As mulheres responsáveis pelo corte , costura e tingimento das roupas de todo o elenco desde o povo de Jerusalém ao personagem principal que é Jesus de Nazaré; E dos homens responsáveis pelas vestes e acessórios dos 80 soldados que fazem parte do encenação.


“Sou a responsável pelo corte e costura da Via Sacra há 21 anos. É gratificante demais estar aqui e comandar essa equipe, somos uma verdadeira família porque acabamos convivendo mais tempo do que com a nossa própria família”, explica, Maria de Lourdes, que além de costurar é interprete de Maria Mãe de Jesus, na Via Sacra.

Só para se ter uma ideia, cerca de cinco mil metros de tecidos, 100 novelos de linhas, e 250 tubos de tintas foram ultilizados para confecionar todo figurino. “Todo nosso trabalho é artesanal. Porém, é gratificante por demais vê a alegria das pessoas que se vestem e as que estão assistindo a encenação vale a pena todo nosso sacrifício.” relata, Floripes Xavier, costureira da Via Sacra há 20 anos.


Todo o figurino é produzido com o intuíto de chegar ao mais próximo da época vivenciada por Cristo. “Procuramos chegar ao máximo possível das roupar originais, sabemos que não temos o tecido daquela época mas tentamos fazer o possível para passar a verdade que queremos transmitir.”,afirmou Maria de Lourdes.

 


Já as vestes dos quatro tipos soldados e acessórios são confeccionadas pelos próprios atores do espetáculo, que se transformam em verdadeiros artesões.

“São quatro tipos de soldados que participam da encenação. E cada um deles possuemvestes, acessórios e detalhes que diferenciam sua função no espetáculo”, nos explica ,o artesão e o interprete do comandante da guarda dos Pretorianos, Michael Araújo.

Cada assessório possue um detalha e uma significado diferente e trabalho de pesquisa por trás de todo o trabalho manual. “Não é por acaso que transformamos esse local em uma oficina de amor e sacrificio. Nosso objetivo é chegar a perfeição da época por isso passamos o ano estudando e antes só tinhamos os soldados romanos como referência, hoje já possuímos um arsenal de informações.”, garante Edmilson Junior, voluntário do grupo.


Tipoa de Soldados
Junto a Cristo – São os responsáveis por açoitar Jesus.

Pretorianos – Os Guardas responsáveis pela segurança do palácio Pilatos.

Soldados a Cavalo – Os guardas da Cidade de Jerusalém.

Leginários – Os guardas da Cidade de Jerusalém.

 

 

 

 

 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

tweet