Pernambuco Avança Ainda Mais na Educação

CEPIR e Secretária de Educação do Estado de Pernambuco Fecham Parceria:
A Ação Conjunta é para a abertura de turmas de alfabetização nos terreiros de Umbanda e Candomblé do Estado

CEPIR e Secretária de Educação do Estado de Pernambuco Fecham Parceria:
A Ação Conjunta é para a abertura de turmas de alfabetização nos terreiros de Umbanda e Candomblé do Estado

A preocupação do Governo do Estado de Pernambuco em relação à educação vem sendo uma das principais prioridades do Governador Eduardo Campos e com isso, Pernambuco lança cartilha para complementar o Programa Paulo Freire.

Segundo o Secretario Executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR), e assessor especial do governador, Jorge Arruda, “a cartilha vem empoderar e complementar o trabalho que o CEPIR vem realizando nos terreiros de Umbanda e Candomblé de nosso Estado” e afirma que “Pernambuco vem avançando e contemplando a lei 10.639/03”.

O Programa Paulo Freire tem a proposta de ministrar aulas em qualquer local que apresente condições de abrigar uma sala de aula, como fez o revolucionário que tem seu nome homenageado no programa, na década de 60.

Além de fomentar a lei 10.639/03, em que a cartilha do CEPIR vem fortalecer mais uma pilastra do Programa Paulo Freire, a secretaria do Estado já avança nesse aspecto, em que Vera Capucho (Sec. De Educação) comentou em última reunião com a comissão de alfabetização nos terreiros, que já vem “procurando bons livros de conteúdo de cultura afro”.

Nessa reunião, que ocorreu na última sexta-feira (20), na UNICAP, esteve presente Teresa Braga, que é assistente de articuladores e mobilização do Programa Paulo Freire, Elba Leicht Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNICAP, Pe. Clovis Cabral (NEABI – UNICAP), Consultores do CEPIR, como também os coordenadores da Região Metropolitana da Cidade do Recife.

Para quem não teve a oportunidade de participar da primeira reunião, pode participar nesta próxima quinta-feira(26).

AGENDA CEPIR:

Reunião Sobre Alfabetização nos Terreiros

Data: 26 de agosto de 2010

Horário: 14h00 as 18h00

Local: Auditório Professor Nelson Correia – Rua 15 de Novembro, 184. Varadouro – Olinda