Curso da Faculdade de São Paulo em Terreiro de Umbanda

Pela primeira vez na história de Pernambuco um centro de Umbanda vai poder ter curso de extensão reconhecido pelo MEC 

Pela primeira vez na história de Pernambuco um centro de Umbanda vai poder ter curso de extensão reconhecido pelo MEC 

O Leão do Norte, codinome carinhoso do estado de Pernambuco, é reconhecido pela sua grande diversidade cultural, em que um desses movimentos sociais é o famoso Maracatu. O maracatu não é apenas uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil, ele também é um cortejo religioso e de grande significância para a religião afrobrasileira.

E para entrar no nosso contexto, essa simples introdução serve de lembrete de que os negros escravizados da África, no período colonial, foram os que ensinaram para a Nação brasileira como se faz cultura, porém esses mesmos negros foram excluídos e abandonados pela sociedade aristocrata e impedidos de seus direitos.

Pela primeira vez no Estado, uma Faculdade vai até um terreiro de Umbanda para realizar o curso de Introdução à Teologia e Filosofia Das Religiões de Matriz-africana, Afrobrasileira e Indígenas. O Curso Reconhecido pelo MEC é da Faculdade de Teologia Umbandista de São Paulo (FTU-SP), que tem como coordenador de Pedagogia do Pólo Recife da FTU e membro do Comitê Comunitário da mesma faculdade, o professor Mestre Jorge Arruda.

O pernambucano Jorge Arruda, que representa, em Pernambuco, a primeira faculdade de Teologia Umbandista do Brasil reconhecida pelo MEC, também é presidente e fundador da Rede de Articulação de Jurema e Umbanda de Pernambuco (RAJUPE) e segundo ele, o curso serve para “implementar a lei 10.639/03 valorizando as culturas ancestrais” e completa que “isso é uma ação de fortalecimento e reparação dos povos de santo do Brasil através do Governo Lula, quando ele criou tal lei”.

A realização desse curso vai ser no Terreiro de Mãe Graça, intitulado de Centro Espírita nossa Senhora de Perpétuo Socorro. Para os interessados serão abertas 50 vagas e os inscritos podem se matricular gratuitamente pelo email da RAJUPE. As vagas estão disponíveis para qualquer interessado, seja de religiões de matriz africana (juremeiros, umbandisdas, candomblecistas, etc), como também pesquisadores e estudiosos da área.



Serviço:

Inscrições: rajupe.pe@gmail.com
Curso: Introdução à Teologia e Filosofia Das Religiões de Matriz-africana, Afrobrasileira e Indígenas
Instituição: Faculdade de Teologia Umbandista de São Paulo (FTU-SP)
Local (Recife-PE): Centro Espírita N. Sra. Do Perpétuo Socorro
Endereço:  Rua: Xavier Sobrinho, 287, Prado – Recife ( Próximo a rua da Lama)

Período do curso: Todas as terças-feira do período de 31 de agosto até 23 de novembro

31/08; 14/09;21/09;28/09;05/10;10/10;26/10;09/11;16/11 e 23/11

Parceria Institucional:
FTU-SP

CEPIR- PE (GOV)

UNICAP – PE (NEABI)

FUNESCO – PE (NEABI)

SECAD-MEC

Ação:

FTU
 RAJUPE