Documentários musicais no cineCabeça

Filmes a serem exibidos neste sábado (28):

Filmes a serem exibidos neste sábado (28):

A Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC – traz para o cineCabeça deste sábado (28) uma sessão recheada de documentários e sons pernambucanos. Na programação estão os curtas “Do Morro?”, “Fuloresta do Samba”, “O Mundo é uma Cabeça” e “Tebei”. Após a exibição haverá um bate papo com a presença de Paloma Granjeiro, Rafael Montenegro e outros convidados. Nesta sessão, excepcionalmente, haverá projeção em 35mm de dois dos curtas. A atividade acontecerá a partir das 14h, no Cinema São Luiz, com entrada franca. 

 


Filmes a serem exibidos:

Do Morro?

Direção: Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro

20 min, 2010, DVD

Direciona o foco sobre o sucesso do Cantor João do Morro e relaciona o fenômeno com sua história, seu processo criativo e os mecanismos contemporâneos de divulgação da cultura.

 

Fuloresta do Samba

Direção: Marcelo Pinheiro

26 min., 2005, 35mm

 

O filme mostra a trajetória do músico pernambucano Siba Veloso que abandonou uma carreira já consolidada em São Paulo para ir morar na pequena Nazaré da Mata, zona da mata norte de Pernambuco, onde formou uma nova banda com músicos tradicionais da região que passaram a experimentar a sensação de serem artistas pop, lotando shows e excursionando pela Europa.

 

 

O Mundo é uma Cabeça

Direção: Bidu Queiroz e Cláudio Barroso

17 min., 2004, 35mm 

O mundo é uma cabeça é um registro do movimento musical pernambucano manguebeat. Imagens inéditas de Chico Science, que conduz o documentário a bordo do seu “galaxe” num passeio noturno pelo velho bairro do Recife.

 
Tebei

Direção: Gustavo Vilar, Hamilton Costa Filho, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazzo

20 min., 2008, DVD

O vídeo retrata o dia a dia do sertanejo, através do grupo artístico Coco de Tebei, da cidade de Tacaratu (PE). Além do trabalho na roça e no tear, o vídeo mostra a dança e o canto do tebei, através de imagens que documentam a riqueza cultural da região e o esforço em preservá-la.

 

 

Serviço:

cineCabeça aos Sábados – Documentário Musicais

 

Data: 28/08/10

Hora: 14h

Local: Cinema São Luiz

Endereço: Rua da Aurora, nº 175, Boa Vista, Recife.

Entrada: Gratuita

Contatos: http://www.fepec.blogspot.com