Terçol, conjuntivite ou inflamação. Você sabe as diferenças entre eles?


Terçol, conjuntivite, inflamação ou irritação? Muitas vezes, principalmente quando se apresentam no início, as características destas patologias não são tão facilmente identificáveis. Em todos os casos, a procura por um especialista é primordial para tratamento e cura. Entenda, de toda forma, quais as semelhanças e diferenças entre elas.

Segundo o oftalmologista Lúcio Maranhão, do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), a conjuntivite e o hordéolo (vulgo terçol) são infecções causadas por algum patógeno (agente biológico capaz de causar doenças). “No caso dos terçóis, eles são sempre bactérias enquanto nas conjuntivites podem ser vírus, bactérias ou mesmo uma simples alergia”, explica. O terçol caracteriza-se ainda pelo entupimento de uma das glândulas lacrimais e proliferação bacteriana , que causa a erupção podendo ter, ainda, secreção.

A irritação, por sua vez, é causada por algum agente externo que agride os olhos. Os sintomas são vermelhidão, coceira, ardor, fotofobia, sensação de corpo estranho. “Muitas vezes, o que acontece é que o quadro de irritação pode acabar gerando infecção, principalmente se o paciente coçar os olhos”, explica. E já que estes sintomas são parecidos com os da conjuntivite, como diferenciar um problema do outro?  A irritação, caso não evolua para uma infecção, passa depois de algumas horas caso o paciente não coce os olhos e use lubrificação adequada. A conjuntivite permanece por alguns dias. “O importante é que cada uma delas possui um tratamento específico e só pode ser corretamente diagnosticada em um exame clínico oftalmológico, com um especialista”, explica.

 

*Via assessoria