O CineCabeça deste sábado (05) vai prestigiar e destacar a mulher brasileira.

Intitulada de “A Mulher em Destaque”, a sessão deste sábado no CineCabeça conta com uma programação de 5 curtas-metragens de diferentes estados e que apresentam a diversidade da condição feminina através do olhar de diversas cineastas, entre elas as pernambucanas Eva Jofilsan e Tuca Siqueira.

Intitulada de “A Mulher em Destaque”, a sessão deste sábado no CineCabeça conta com uma programação de 5 curtas-metragens de diferentes estados e que apresentam a diversidade da condição feminina através do olhar de diversas cineastas, entre elas as pernambucanas Eva Jofilsan e Tuca Siqueira.


Exibição:

Meninas (RJ)

Direção: Paula Alves

17 min, fic, 1997, 10 anos

Duas amigas sofrem com o preconceito e a opressão de uma sociedade católica e conservadora de uma típica cidade do interior brasileiro. Diante das pressões da Igreja e da família, uma delas revolve deixar a cidade.

 

Carolina (SP)

Direção: Jéferson De

15 min, doc, 2003, 12 anos

Brasil. Final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, torna-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, a “exótica” mulher negra e ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de pessoas.

Rainha dos Degredados (PE)

Direção: Tuca Siqueira

04 min, Exp, 2008

“Degredados” vem de “degredos” que significa excluídos, colocados à parte. Isso fica muito claro nos versos escritos e recitados por Cida Pedrosa e captados pelo olhar cuidadoso de Tuca Siqueira. “Rainha dos Degredados” mostra uma mulher, interpretada por Conceição Camaroti, que, aos pés de uma santa, vê na fé a única saída para tantas adversidades. O poema faz parte do livro “Gume”, lançado em 2005. A produção desse filme é completamente feminina.

Clarita (RJ)

Direção: Thereza Jessouron

15 min, doc, 2007, 12 anos

Baseado na história da mãe da diretora, portadora da Doença de Alzheimer. Apresenta reflexões e questionamentos sobre o sentido da vida e a convivência com a morte. O documentário alterna imagens filmadas com sua mãe e reconstituições feitas com a atriz Laura Cardozo.

Vertical (PE)

Direção: Eva Jofilsan

02, Exp, 2008

Brevidade e densidade aliadas à poesia e ao Recife, dependurados em um só fio. Vídeo experimental baseado em poema do escritor Biagio Pecorelli.


Serviço:

CineCabeça aos Sábados

Data: 05/06/10

Hora: 14h

Local: Cinema São Luiz

Endereço: Rua da Aurora, nº 175, Boa Vista, Recife.

Entrada: Gratuita

Contatos:

http://www.fepec.blogspot.com

Esta ação aos sábados tem como objetivo fomentar e difundir a prática do cineclubismo em Pernambuco através da exibição de filmes nacionais e consequente realização de discussões. O CineCabeça, projeto que integra o programa Células Culturais nas Escolas/Pacto pela Vida, é coordenado pela FUNDARPE, em parceria com o Programa CinEscola, o Centro de Atitudes e a Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC.