Armação Ilimitada

Jararaca: O Cabra – Armação Ilimitada


Por Poliny Aguiar

Jararaca: O Cabra – Armação Ilimitada


Por Poliny Aguiar

 



Em Armação Ilimitada a adaptação da cultura nordestina foi bem elaborada e relacionada ao estereótipo de um homem e sua maneira de vida. As famosas feiras, a cachaça, o jegue, sandálias e roupas de couro, entre milhares de fatos relacionados a essa cultura, são expostos de certa forma, inferior aos costumes cariocas. Mas tudo isso foi retratado num formato criativo e original. Pelo menos para a época em que foi veiculado.
O episódio narra à história de Jararaca, um nordestino cabra macho, que vai ao Rio de Janeiro à procura de Rosinha, sua amada retirante, uma mulher decidida a ter uma vida renovada longe da seca e do sertão. Isso era sonho para muitos que vivenciaram e, até mesmo os que vivenciam, a seca no nordeste. A época que esse episódio foi lançado, no programa Armação Ilimitada, o Brasil passava por difíceis crises e turbulências no governo de José Sarney .
Já que tudo vira moda, também fazia parte desse contexto o preconceito com os nordestinos. No Episódio de Armação Ilimitada, “Jararaca: O Cabra”, uma mitologia foi criada em cima do homem nordestino, apesar de ser uma forma de se comunicar com o resto do Brasil, a cultura dessa província foi generalizada, mal interpretada e desvalorizada em sua rica miscigenação. Hoje, século XXI, é mais fácil difundir a região nordeste pelo Brasil sem que isso aconteça com tanta freqüência.  Em vários programas da rede nacional, estados nordestinos, como Pernambuco (chamado guerreiramente de Leão do Norte), já são valorizados e vistos como um importante ponto turístico e de grande interação cultural e histórica.
Na década de 1980, a moda das mulheres era biquíni asadelta, cabelos volumosos e um batom nada discreto. Já para os homens, bastava uma camisa de botão, na maioria das vezes aberta, e alternar entre o estilo do bigode ou do cabelo, ou dos dois ao mesmo tempo. A série que foi sucesso nos anos 80, Armação Ilimitada, agrega todos os costumes culturais dessa época. Podendo ser analisado profundamente os hábitos de uma geração, a transição das tribos e até mesmo o desenvolvimento da humanidade e das tecnologias.

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

tweet