Grupo Metrópole recebe treinamento do Protocolo Violeta de violência contra a mulher

*Funcionários da Boate Metrópole participam de capacitação sobre Protocolo Violeta*
 _Curso, promovido pela UNINASSAU, terá início na quarta-feira (13/03)_
Os funcionários do Grupo Metrópole iniciam, nesta quarta-feira (13/03), a capacitação do Protocolo Violeta, Lei Municipal que tem como objetivo prevenir e enfrentar a violência e a importunação sexual contra mulheres. O curso, promovido pelo UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em parceria com a Abrasel, é on-line e gratuito. Neste dia, às 14h, os colaboradores do estabelecimento estarão reunidos para receber as orientações iniciais sobre legislação e o curso.
A formação é voltada para colaboradores de bares, boates e restaurantes e quem se interessar pelo assunto. O objetivo é preparar as pessoas para qualquer tipo de situação de assédio e/ou violência contra mulheres que venha a ocorrer nos estabelecimentos.
Ao todo, a UNINASSAU está disponibilizando quatro cursos com conteúdos sobre o Protocolo. O primeiro módulo é sobre combate à violência e importunação sexual; no segundo curso, o tema abordado é o aparato jurídico-legal. O terceiro é sobre os protocolos de intervenção e como aplicar esse Protocolo Violeta, Lei Municipal do Recife lançada no mês de novembro de 2023. Por fim, o quarto tema abordado é violência, gênero, raça e classe.
“São assuntos de extrema importância. Quem lida com o público precisa estar a par da legislação e de como deve agir caso haja algum tipo de violência. Com essa formação, nós promovemos um ambiente mais seguro para as mulheres e para os estabelecimentos”, explica Sérgio Murilo Jr., diretor de Governança Social do grupo Ser Educacional.
De acordo com Deborah Kelner, Diretora Administrativa do Grupo Metrópole a casa será a primeira de espetáculos e shows a receber o Protocolo Violeta. “Espero que este Protocolo não seja destinado apenas aos bares, restaurantes e boates. Todos os segmentos deveriam aplicar e se interessarem a fazer o treinamento”, opina.
“Vamos fazer essa capacitação com muito orgulho para saber ainda mais lidar contra a violência e importunação contra a mulher. Sabemos dos  altos índices de violência física, verbal e feminicidio e não podemos silenciar. Temos que qualificar todo o nosso quadro colaborativo”, completou Deborah Kelner.
A gerência e diretoria do Grupo Metrópole é composta por 80% de mulheres e também homens gays. “O Protocolo Violeta chega para uma capacitação dentro de uma ação que já fazemos na prática do nosso dia a dia de em nossas casas”, informa Deborah Kelner.
PROTOCOLO VIOLETA – O Protocolo Violeta é uma Lei Municipal de autoria das vereadoras Andreza Romero e Cida Pedrosa, que tem como objetivo prevenir e enfrentar a violência e a importunação sexual contra mulheres, bem como o de promover o acolhimento da pessoa em situação de violência no espaço público, em especial em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, hotéis e motéis, casas noturnas e academias de ginástica no município do Recife.
São princípios do Protocolo Violeta: a atenção à pessoa em situação de violência, o respeito às decisões dessa pessoa, a repreensão à atitude do agressor e o distanciamento da pessoa em situação de violência. A garantia da privacidade e da presunção de inocência da pessoa em situação de violência também fazem parte dos objetivos do projeto.

*Via Assessoria