Melhores livros de fantasia para ler no feriado

Leituras são opções para quem quer fugir da folia, mas aproveitar o período

As festas e bloquinhos atraem muita gente no carnaval, mas há aqueles que preferem ficar em casa com um bom livro e viajar para outros mundos dentro das páginas. E como sugestão de leitura seguem x livros de fantasia nacional que valem a pena ser lidos neste feriado.

A Vida E As Mortes De Severino Olho de Dendê- FInalista do Jabuti da categoria de entretenimento em 2023

Sinopse:

Ópera espacial de Ian Fraser leva o Nordeste para as estrelas em história original, hilária e inesquecível

Numa galáxia muito, muito distante, mais especificamente no planeta Cabula XI, onde os dias duram noventa e seis horas e o ano é 2577, vive um humano de nome Severino Olho de Dendê. No passado, um encontro com a morte lhe tirou quase tudo e levou parte de seu coração. Agora, ao lado do melhor amigo, Bonfim, um alienígena malandro e falastrão, ele trabalha como investigador particular e se entrega à boemia nas horas vagas.

Só que Severino não é um investigador comum: no lugar do olho esquerdo, ele tem o Olho de Dendê, um artefato tecnológico extremamente avançado que lhe permite ver os últimos momentos de uma pessoa logo antes de morrer.

Quando a história começa, Severino e Bonfim são chamados para investigar um assassinato suspeito que parece esconder motivações escusas da Federação Setentrional, organização poderosa que governa a galáxia, e dos Carcarás Carmesins, inspetores a serviço da instituição.

Deixemos a dupla de investigadores e viajemos para o planeta Batoidea, onde a capivara geneticamente modificada Antonieta Capitolina Macabéa, uma dedicada Carcará, encontra na cena de um crime, escrito com sangue, um nome que conhece muito bem.

Enquanto a vida desfia seu fio, Severino e seus amigos lutam, riem, amam, choram e acertam contas com o passado. Unindo com maestria ficção científica, referências à cultura pop e elementos da vivência nordestina, A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê é uma ópera espacial com gostinho de vatapá que celebra o poder da amizade, do amor, da música e da literatura. A edição conta com ilustração de capa e projeto gráfico inspirados em clássicos da ficção científica e pela estética do Movimento Armorial, idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.

Veja mais aqui.

Uma Maré de Azar

Sinopse:

Prepare-se para um romance contemporâneo divertido e sedutor, com elementos de fantasia:

  • Heroína azarada tentando sobreviver ao caos;

  • Vizinho atraente que adora esportes radicais;

  • Uma mensageira sobrenatural que pode (ou não) ter todas as respostas do Universo;

  • Um mundo mágico paralelo na capital do Brasil que talvez seja tão burocrático quanto o nosso (Spoiler alert: ele é!)

  • Receitas e listas mágicas exclusivas dos personagens;

– Os livros da série “Romances Mágicos” são independentes e com protagonistas diferentes, por isso as histórias podem ser lidas individualmente e em qualquer ordem!

Nada de espelho quebrado, passar debaixo da escada ou levantar da cama com o pé esquerdo. A maré de azar de Bianca Salviano começou na virada do ano novo. Ela só queria dar um jeito em sua vida, mas ao invés disso, tudo virou de cabeça pra baixo.

Desde então, Bia só deseja sobreviver a essa maré de azar. E é Henrique Andrade, seu vizinho aventureiro, espirituoso e dono dos olhos mais lindos que ela já viu na vida, quem se propõe a ajudá-la. O plano parecia perfeito. Bianca só não contava que o caminho dos dois estivesse conectado a uma tragédia antiga, nem que alguns “dons sobrenaturais” despertariam nela (como uma certa mensageira misteriosa disse que aconteceria).

Agora um grande perigo se aproxima e apenas Bia pode impedir que o desfecho trágico se repita. Mas será que ela vai conseguir driblar o destino a tempo?

Veja mais aqui.

As Sete Mortes de Uma Sereia

Sinopse:

Os gatos vem e vão como querem, mas quando chegam na villa de Madre Luzia os pescadores sabem que são os sete mares vagando pelas docas, aguardando oferendas em troca de ventos favoráveis e um lucrativo dia de pesca.

São exigentes, não é fácil agradá-los, mas Juan está disposto a tudo para ter seu maior desejo realizado. Ele traz um amor e uma maldição no peito, fincados na alma através de muitas vidas.

Ele se arrisca pescando o peixe mais valioso da região e faz a maior oferta que um pescador pode fazer. Em seu desespero, talvez não esteja pronto para aceitar as consequências do que lhe é concedido.

Saiba mais aqui. 

O Fantasma de Cora

Sinopse: Um livro para os amantes de histórias de fantasmas, novelas, moda e literatura brasileira

Em Portomar, tudo que uma moça bem-educada e de saúde frágil pode querer é um casamento adequado. Esse é o sonho de Coralina: romântica, Mister Ícaro é a síntese das suas jovens ambições. Quando a garota morre, logo após a noite de núpcias, sua prima Francine – recém-chegada à capital, e ainda não totalmente aclimatada às regras daquela sociedade – decide descobrir os motivos por trás da morte de Cora, não importam as consequências.

Veja mais aqui.

O Auto da Maga Josefa- Ganhador do prêmio 2019 Le Blanc e do prêmio Odisseia de Literatura Fantástica

Sinopse: São muitas as criaturas sobrenaturais que assombram o sertão: demônios, múmias, vampiros e chupa-cabras. E, ultimamente, para Toninho, um reconhecido caçador de demônios, herdeiro de uma linhagem antiga de outros caçadores, trabalho não falta.

Seu ofício, entre tantas outras especialidades, é viajar no lombo de sua mula encantada, Véia, levando sua peixeira mágica e caçando cada um desses seres onde quer que eles estejam trazendo confusão. Em uma dessas aventuras, Toninho conhece uma misteriosa mulher que acaba se tornando sua companheira de caçadas: Josefa é maga e, portanto, filha do sete-pele. Por isso, sua alma está condenada a ir para o inferno. Mas tal origem não a impede de tentar expurgar o mal da Terra.

Em capítulos episódicos e divertidos, vamos acompanhar Toninho e Josefa nas investigações de estranhos acontecimentos que acometem cidades do interior nordestino. Enquanto a dupla enfrenta maldições e criaturas de maneiras um tanto inusitadas, informações sobre o passado dos dois vêm à tona, ora abalando, ora fortalecendo essa amizade.

Saiba mais aqui.

Viralizou- Livro semifinalista do prêmio Jabuti 2023

Sinopse: O apocalipse chegou! O bondinho caiu, o Pão de Açúcar está em chamas e o Rio de Janeiro está vindo abaixo. Cabe a uma funkeira e a um jornalista de fofocas juntarem forças para conseguir salvar a humanidade. Viralizou é o divertidíssimo e imperdível épico de zumbis de Juan Jullian e Igor Verde.

Péu Madruga, conhecido jornalista de fofocas, acabou de conseguir o furo que pode salvar sua carreira. Só que a notícia é justamente sobre Talitta Bumbum, a funkeira do momento e ex-amiga de infância de Péu. Mas… amigos, amigos, negócios a parte, né? Revoltada com a traição, Talitta resolve confrontar Péu e tirar as muito devidas satisfações.

No meio da briga chega a notícia bombástica: aquele estouro lá fora não era bala perdida. Eram ZUMBIS. É isso mesmo! O apocalipse zumbi chegou com tudo na cidade do Rio de Janeiro — segurem os seus biscoitos Globo. Sem mais alternativas, Péu e Talitta vão precisar se unir se quiserem ter qualquer chance de se manter vivos.

Em meio a uma cidade tomada (ainda mais do que o normal) pelo caos, com um presidente que jura que a situação não passa de um viruzinho, e com seus corpos a um triz de virarem fast-food de zumbi, será que os ex-amigos irão provar que o brasileiro consegue, sim, sobreviver a tudo?

Viralizou, de Juan Jullian e Igor Verde, é uma genial aventura de terror cômico em que antigas amizades precisarão se provar mais fortes do que tudo para salvar o mundo. E, claro, com uma boa dose de funk.

Saiba mais aqui.

Contratos Encantados

Sinopse:

Na noite mais magica do ano, Eterna, a bruxa guardiã dos portais no Recife, precisa atualizar um contrato com o mundo invisível por meio de seu representante… mas é sempre difícil se concentrar em qualquer negociação quando ele chega em seu quintal, com aquele meio sorriso, olhos de um castanho profundo e mãos quentes.

O portal só permanecerá aberto enquanto for noite de dia das bruxas, o que deixa Eterna com uma certeza: precisa faz.

Veja mais aqui.

*Via Assessoria