Rotas Brasileiras: Galeria Marco Zero leva arte pernambucana à segunda edição do ano da SP Arte

Intitulada ‘Da ordem dos encantos’, a Exposição leva obras de sete artistas locais, sob curadoria de Catarina Duncan

Com uma seleção que envolve diversas gerações de artistas locais, a Galeria Marco Zero celebra a sua segunda participação consecutiva na SP Arte: Rotas Brasileiras. A galeria de Marcelle Farias e Eduardo Suassuna marca presença com ‘Da ordem dos encantos’, que leva a promessa de entregar obras que transgridem classificações ao circularem entre universos e tempos. A segunda edição do SP Arte de 2022 acontece de 24 até 28 de agosto, no ARCA, em São Paulo.

Com propostas selecionadas, a feira valoriza a produção fotográfica e artística de todo o território nacional, e para exaltar a pluralidade dos quatro cantos do Brasil, a escolha de obras que serão levadas à ‘Rotas Brasileiras’ são de trabalhos de artistas que fazem parte de diferentes gerações da história da arte local.

“A curadoria da Catarina Duncan nos permitirá apresentar esse projeto que conta com a participação de 7 grandes nomes que são nossos, de diferentes gerações e que transgridem classificações. Levaremos Ariano Suassuna, Bajado, Bozó Bacamarte, Bruno Faria, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Mestre Cornélio de Abreu, Miriam Inez da Silva e Rayana Rayo”, conta Marcelle, acrescentando que, em setembro segue novamente para o Sudeste, desta vez para o Rio de Janeiro, para ArtRio, a 12ª edição da Feira de Arte do Rio de Janeiro, que acontecerá de 14 a 18 de setembro.

EDIÇÃO PASSADA – Ocorrida no primeiro semestre, a 18ª edição da SP Arte, aconteceu de 6 a 10 de abril, no Pavilhão da Bienal, a Galeria Marco Zero apresentou o projeto ‘Moderno Sempre’, que reuniu obras assinadas por Francisco Brennand, Gil Vicente, Abelardo da Hora, Gilvan Samico, Burle Marx, João Câmara, José Cláudio, Reynaldo Fonseca, entre outros. O conjunto foi selecionado criteriosamente revelando Pernambuco como um terreno fértil para essas experimentações que transformaram a arte nacional antes e após a Semana de Arte Moderna de 22.

Sobre a Galeria Marco Zero

Comandada pelos galeristas Eduardo Suassuna e Marcelle Farias, a Galeria Marco Zero ocupa um espaço de 600m² dividido em três espaços expositivos, sendo dois no andar terreno e um no mezanino, que receberão uma programação artística baseada na pesquisa curatorial e com uma abordagem voltada para um público plural. No acervo potente e vasto e na sofisticada reserva técnica, a galeria reúne obras de diversas vertentes, expressões, períodos e estilos. Entre os destaques, a representação do espólio do pernambucano Gilvan Samico, e a preservação e difusão de nomes do quilate de Abelardo da Hora, Cícero Dias, Gil Vicente, Francisco Brennand, Burle Marx, Vicente do Rego Monteiro, Tereza Costa Rêgo, Reynaldo Fonseca, Lula Cardoso Ayres, Carybé, Di Cavalcanti, Portinari, Tomie Ohtake, Abraham Palatnik, Rubem Valentim, José Cláudio e  João Câmara.

*Via Assessoria