Obra contra história de empreendedor pernambucano

Será lançado no dia 30 deste mês o livro Othon Bezerra de Mello: o singular e o plural. O lançamento acontecerá no restaurante Ilha da Kosta, nas Graças, local que foi residência do homenageado durante a juventude. A obra elaborada pela professora de arquitetura do Centro Universitário UniFBV, Juliana Barreto, fala deste empresário nascido em Limoeiro, que foi de empreendedor do algodão e dos tecidos, passando por humanista e literato, que acabou permitindo a construção de uma poderosa rede de relações, cuja visão estratégica o conduziu como um dos grandes expoentes industriais, desde o Brasil Republicano até a Era Vargas. Othon Bezerra de Mello (1880-1949) esteve à frente da Fábrica da Macaxeira e da rede de Hotéis Othon (Recife, São Paulo e Rio de Janeiro).

A fundação do Cotonifício Othon Bezerra de Mello, a partir da junção de quatro fábricas têxteis no Recife, nas primeiras décadas do século XX, demonstrou que seu talento empreendedor assumia ares de vanguarda: importou equipamentos tecnológicos e mestres especialistas ingleses, na incessante busca pela produtividade, ao mesmo tempo em que proporcionou uma ampla rede de assistência aos seus operários. Esteve ao lado de Gilberto Freyre, nas causas regionalistas, e de Assis Chateaubriand, quando da campanha de promoção da aviação civil nacional. Em uma visão de diversificação de investimentos, ampliou seus negócios para o ramo de hospedagem, seguradora e comércio varejista, para além dos limites regionais nordestinos.

O livro, editado pela CEPE, é um capítulo indispensável da história pernambucana, oferecido ao leitor como uma pioneira narrativa sobre seus traços mais marcantes, mas também sobre aqueles mais reservados, de pai de família, altruísta e mecenas das artes: uma costura de vida.

*Via Assessoria