Semana Nacional dos Museus: Paço do Frevo lança ação de acessibilidade

Paço do Frevo lança ação de acessibilidade em programação diversificada para a Semana Nacional dos Museus

De 17 a 22 de maio, equipamento cultural promove visitas especiais para pessoas com autismo, oficinas, curso, vivências externas e outras ações

Com o tema “O Poder dos Museus”, a 20ª Semana Nacional dos Museus acontece entre os dias 17 e 22 de maio – e o Paço do Frevo preparou uma programação especial para o período, evidenciando e aprimorando diretrizes que norteiam suas ações ao longo do ano. Com foco na acessibilidade e na diversidade, o espaço, que é referência na salvaguarda do Frevo, estreia a ação Visita Azul, voltada para pessoas dentro do espectro autista, além de promover oficinas, curso, vivências externas e um seminário de culminância do projeto Paço Criativo. O acesso é gratuito para todas as ações.

A partir do entendimento do museu como um espaço de preservação, mas também de cultura viva, que dialoga com seu tempo e ajuda a projetar o futuro, o Paço do Frevo tem aprofundado o diálogo com diversas comunidades, atores e segmentos. A acessibilidade, um tema caro para a instituição, é entendida pelo museu em suas várias frentes – espacial, atitudinal e social. Dentro desse processo, o Paço estreia na quarta-feira (18), Dia Internacional dos Museus, das 9h às 10h, a ação Visita Azul – Visitas Mediadas Sensoriais, voltada para o público dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Como as pessoas autistas têm necessidades específicas, os grupos de visitantes serão pequenos, e as visitas vão acontecer antes do horário de abertura do museu, das 9h às 10h. A ideia é oferecer roteiros especiais para pessoas TEA, com o objetivo de que elas possam experienciar as exposições e o acervo com plenitude a partir de suas próprias singularidades e subjetividades. Mas é importante dizer que o acesso deles ao museu não está restrito a esses horários; a qualquer tempo, nossa equipe está capacitada para atendê-los. Queremos integrá-los de forma a não reforçar o lugar e a segregação que culturalmente é reservado aos autistas”, explica Carlos Lima, coordenador de Educação do  Paço do Frevo.

Para este público e seus acompanhantes participarem do projeto, é necessário fazer uma inscrição prévia (https://bityli.com/pTJhf). Outra Visita Azul acontece no mesmo dia, às 14h, exclusivamente voltada para um grupo da Associação Afeto, cujo trabalho é voltado para a promoção do bem-estar de pessoas com autismo. A Afeto foi parceira do museu no desenvolvimento das ações voltadas para o universo TEA.

Ainda no dia 18, às 15h30, acontece a gravação de um ensaio aberto da SpokFrevo Orquestra, que vai apresentar seu repertório potente para o público do museu. Às 18h, a Frevocleta vai passear pelo centro do Recife, levando o Frevo para seu lugar de origem: as ruas.

PROTAGONISMO DAS MULHERES – No âmbito da promoção da diversidade e valorização dos grupos socialmente minorizados, o museu oferece, na terça (17) e na quinta-feira (19), visitas mediadas para promover a valorização das mulheres. Intitulada “Elas São Frevo”, a ação foi criada a partir de uma curadoria educativa na exposição de longa duração do Paço e destaca o protagonismo das mulheres no universo do Frevo e da cultura popular. Durante a visita, é possível conhecer mais sobre as histórias dessas artistas e fazedoras de cultura e suas contribuições para a multiculturalidade pernambucana.

No dia 18, das 14h às 18h, é realizada a oficina “Desvendando Mestra Mônica Santana”, que convida a mestra Mônica Santana para compartilhar suas experiências e processos criativos. Na sexta-feira (20), às 15h30, o público também pode conferir uma roda de conversa com mulheres do universo da Capoeira, conhecendo, assim, mais sobre essa expressão cultural que une arte marcial, dança e música. Participam do encontro mediado por Marília Rodrigues as mestras Mônica Santana e Izabel Cordeiro.

FORMAÇÃO – A Semana Nacional dos Museus no Paço do Frevo também conta com ações formativas, como a oficina “Fotografia e Patrimônio Cultural”, que acontece no dia 17, das 14h às 15h, e utiliza recursos dos smartphones para provocar o olhar dos participantes, estimulando que expressem suas identidades na relação entre valor e patrimônio, ver e ser visto.  No dia 19, das 14h às 16h, o Paço oferece o curso “Formação de Guias de Turismo: Frevo, territórios e patrimônio cultural”. Completando o ciclo de formações, no dia 20, das 14h às 15h, acontecem as Ações em Dança, com o tema “Potência educativa em espaços museais”. A ideia é discutir e ampliar a relações entre dança e museu.

AÇÃO EXTRAMUROS – Estreitar os laços com as comunidades do seu entorno, alcançando outros públicos, tem sido uma missão do Paço, expressa também no tema que guia as ações do museu este ano: “A Casa do Frevo é o Mundo”. Nesse sentido, o Paço do Frevo promove no sábado, 21, das 14h às 17h, uma ação educativa da Frevocleta na Ocupação Leonardo Cisneiros, no bairro de Santo Antônio. No espaço, serão realizadas vivências de dança e música com o Frevo para o público infantojuvenil.

SEMINÁRIO – No domingo, 22 de maio, acontece o seminário “Criativismo: de Economia Criativa e Juventudes”, culminância do projeto Paço Criativo. No dia, haverá duas palestras: uma sobre processos criativos na exposição “Patrimônios Periféricos” e outra sobre o desenvolvimento de mídias independentes na favela. Também ocorrerão debates entre coletivos e minimostra de audiovisual, além de workshop sobre Gestão de Carreira Artística. Encerrando a programação, a cantora e poeta Bione e a DJ Boneka fazem show no terceiro andar do Paço do Frevo.

PAÇO DO FREVO – O Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela UNESCO e pelo IPHAN, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).  Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em atuação do Governo Federal e do Ministério do Turismo, o projeto conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da RedeCard Itaú e da White Martins, tendo ainda apoio do Grupo Globo, das Pernambucanas e da Chevrolet Serviços Financeiros, e apoio cultural do Itaú Cultural e do Porto de Suape.

PROGRAMAÇÃO
Semana Nacional dos Museus

17 de maio (terça-feira)
10h às 11h – Visita mediada “Elas São Frevo”. Inscrições: https://encurtador.com.br/pruNW
14h às 15h – Oficina “Fotografia e Patrimônio Cultural”. Inscrições: https://encurtador.com.br/lvGV3
15h às 16h – Ação educativa “Escuta Frevo”

18 de maio (quarta-feira)
9h às 10h – Visita Azul. Inscrições: https://encurtador.com.br/xDFHN
14h às 18h – Oficina “Desvendando Mestra Mônica Santana”. Inscrições: https://encurtador.com.br/yFLS5
15h30 – Ensaio aberto da SpokFrevo Orquestra
18h – Circulação da Frevocleta no Centro do Recife

19 de maio (quinta-feira)
10h às 11h e 14h às 15h – Visita mediada “Elas São Frevo”. Inscrições: https://encurtador.com.br/pruNW
14h às 16h – Curso “Formação de Guias de Turismo: Frevo, territórios e patrimônio cultural”. Inscrições: https://encurtador.com.br/ivHWZ

20 de maio (sexta-feira)
9h às 10h – Visita Azul. Inscrições:  https://encurtador.com.br/xDFHN
13h às 15h – Ação em dança: “Potência educativa em espaços museais” . Inscrições: https://encurtador.com.br/kuwzT
15h às 16h30 – Roda de Conversa: Mulheres na roda: capoeiragem e outros fervos

21 de maio (sábado)
14h às 17h – Frevocleta na Ocupação Leonardo Cisneiros (Av. Martins de Barros, Santo Antônio)

22 de maio (domingo)
9h às 19h – “Criativismo: Seminário de Economia Criativa e Juventudes”. Inscrições: https://encurtador.com.br/xJZ67

Paço do Frevo – Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife – Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – entrada gratuita às terças-feiras
Obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

*Via Assessoria