O Forró da Macuca é uma tradicional prévia de São João em Recife e Olinda. A programação junta artistas de destaque da cultura popular nordestina a artistas importantes da vanguarda brasileira. O evento proporciona uma experiência genuína do São João pernambucano, com decoração artística e charme típico de arraial junino.
Fundada em 1989, a Macuca é uma entidade cultural pernambucana certificada oficialmente como Ponto de Cultura desde 2005 e contemplada nacionalmente pelo Prêmio Culturas Populares 2017, títulos concedidos pelo então Ministério da Cultura. Possui sede no Sítio Macuca, localizado na zona rural de Correntes, região agreste de Pernambuco. Manifesta-se como folguedo de rua e como evento. Como folguedo, suas aparições acontecem através do Boi da Macuca, irreverente grupo de cultura popular surgido da imaginação do geólogo José Oliveira Rocha, o Capitão Zé da Macuca, que abandonou sua carreira profissional na área de formação para ocupar o sítio herdado de seu pai. O Capitão aprendeu a cuidar da terra e do gado, mas descobriu a existência de um boi mítico e brincante, que mantém acesos elementos vivos da cultura da região e os dissemina para além das fronteiras de Pernambuco e do Brasil.
O repertório diferente da Macuca e os cortejos no São João, além do carnaval, incentivam a atividade da orquestra o ano todo, quebrando a sazonalidade carnavalesca tão comum das orquestras de frevo. A produção do repertório é contínua, com seleção frequente de novas músicas, elaboração de arranjos de frevo para músicas que não pertencem ao gênero originalmente e ensaios semanais perenes. Quanto aos eventos, o Sítio sedia o São João da Macuca e o Festival Macuca das Artes (festival de artes integradas). Fora do Sítio, são produzidos o Baile da Macuca (prévia de carnaval) e o Forró da Macuca (prévia de São João). Nos palcos, estiveram presentes importantes artistas brasileiros, a exemplo de Arnaldo Antunes, Chico César, Hermeto Pascoal, Otto, Marcelo Jeneci, Siba, Luedji Luna, Mariana Aydar, Academia da Berlinda, Banda Eddie, Cidadão Instigado, Duofel, Karina Buhr, Coco Raízes de Arcoverde e Ave Sangria.
*Via Assessoria