Mostra Sesc de Cinema recebe inscrições

Serão aceitos filmes de curta, média ou longa duração. Obras serão analisadas e poderão compor a Mostra Sesc de Cinema, que acontece no segundo semestre

Produtores audiovisuais de Pernambuco já podem se inscrever na quinta edição da Mostra Sesc de Cinema, projeto nacional que objetiva fortalecer a produção audiovisual, aproximando o público de novas obras e fortalecendo o setor audiovisual no Brasil. A iniciativa acontece em todas as regiões brasileiras e vai selecionar curtas, médias e longas metragens. As inscrições vão até o dia 14 de abril.

Para inscrever o filme, é necessário acessar o site www.sesc.com.br/mostradecinema, ler o regulamento completo e enviar os dados. Entre os requisitos, o candidato deve residir em Pernambuco, disponibilizar o acesso à plataforma de vídeo onde está hospedada a obra, que deve ter sido finalizada a partir de 1º de janeiro de 2020 e não ter entrado em exibição nos circuitos comerciais. Cada pessoa pode inscrever até dois trabalhos.

As obras serão analisadas por uma comissão técnica coordenada pelo Sesc e poderão ser indicadas para os panoramas Estadual, com exibição local; e Brasil e Infantojuvenil, que acontecerão somente de forma online ainda em 2022, mas que serão licenciados para exibição nas unidades do Sesc em todo Brasil, ao longo do ano 2023. O resultado será divulgado em agosto e as obras selecionadas vão integrar a Mostra Sesc de Cinema, que vai acontecer entre os meses de outubro e dezembro deste ano.

Além de ter a produção circulando pelas cidades, os indicados ao Panorama Brasil e Infantojuvenil receberão premiação de até R$ 5 mil e licenciamento da obra. “A Mostra Sesc é nossa principal ponte de diálogo com a produção nacional independente. Nesse momento, garantir incentivos e espaços qualificados de exibição, presencial e virtualmente, é fundamental. Estamos de pé mais uma vez e queremos conhecer e difundir ainda mais a produção audiovisual do nosso estado”, comenta Naruna Freitas, instrutora de Atividades Artísticas do Sesc PE. Em 2021, 21 produções pernambucanas foram selecionadas para compor a Mostra Sesc de Cinema local. Uma delas, “O bem virá”, de Uilma Queiroz, foi escolhida para o recorte nacional.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos).  Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br

*Via Assessoria