Comércio do Recife espera vender 10% mais na Páscoa deste ano

Além do movimento das lojas, com a proximidade da data, a expectativa da CDL Recife também se inspira em pesquisa nacional sobre intenção dos consumidores em ir às compras

A Páscoa promete adoçar negócios de alguns segmentos do comércio. A poucos dias do período, as lojas já registram movimento do consumidor, que saiu às ruas para fazer as compras. Na lista, os tradicionais chocolates, embalagens, material para decoração, além de ingredientes para o preparo de pratos como peixe, bacalhau, coco, frutas secas, azeite e vinho. A expectativa para a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife) é que a data sazonal incremente as vendas em pelo menos 10% este ano na capital pernambucana, na comparação com o mesmo período de 2021.

“Tradicionalmente, o consumidor está pesquisando e já começando a comprar antecipadamente os itens para consumo próprio ou para presente. Mas esperamos também as compras de última hora, principalmente com itens perecíveis”, adiantou o presidente da CDL Recife, Fred Leal. Segundo ele, esse fluxo anima o varejo, que espera recuperar um pouco dos negócios, com a reabertura dos estabelecimentos.

Intenção de compra

Se depender da intenção dos consumidores, o comércio pode até se empolgar. Pesquisa nacional realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, mostra que cerca de 109,2 milhões de brasileiros devem realizar compras para a Páscoa em 2022. Essa é a realidade esperada também para o comércio do Recife.

Conforme o levantamento, 64% dos consumidores entrevistados pretendem comprar na data e projetam gasto médio de R$ 215. Entre os itens com intenção de compra estão os presentes. Pela sondagem, estão no foco os filhos (54%), os cônjuges (42%), a mãe (38%) e os sobrinhos (33%). Já 26% vão presentear a si próprios.

Além das compras antecipadas, varejo também espera movimento de última hora

#Confira o horário de funcionamento do comércio do Recife e shopping centers da Região Metropolitana, no Feriado de sexta-feira (15):

A Sexta-Feira da Paixão terá horário especial de funcionamento. Lojas do Centro do Recife e de bairros terão funcionamento facultativo, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. Já shopping centers da Região Metropolitana do Recife abrem e fecham em horários específicos. Os demais dias funcionam normalmente.

#Centro do Recife e bairros – Funcionamento será facultativo, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho.

Recife
Shopping Recife – Funcionará das 12h às 21h.
RioMar Shopping – Funcionará das 12h às 21h.
Shopping Boa Vista – Funcionará das 11h às 19h.
Shopping Tacaruna – Funcionará das 12h às 21h.
Plaza Shopping – Funcionará das 12h às 21h.

Olinda
Shopping Patteo Olinda – Funcionará das 12h às 21h.

Paulista
Paulista North Way Shopping – Funcionará das 12h às 21h.

Jaboatão
Shopping Guararapes – Funcionará das 12h às 21h

Cabo de Santo Agostinho
Shopping Costa Dourada – funcionará das 10h às 20h.

Igarassu
Shopping Igarassu – Funcionará das 12h às 20h.

Moreno
Recife Outlet – Funcionará das 12h às 21h.

*Via Assessoria