MARÇO MUSICAL: WEBSÉRIE CENA NOVA ESTREIA NA PRÓXIMA SEGUNDA

Ambientada no Teatro Arraial Ariano Suassuna, em Recife, a série traz shows inéditos e recortes da cena, com entrevistas de artistas e profissionais da música.

O mês de março promete ser mais musical do que de costume, com a estreia da websérie Cena Nova, que será lançada na próxima segunda (21), a partir das 20h, para todo o Brasil, através do YouTube. O lançamento da série representa um novo momento para a cena da música independente de Pernambuco.

Ambientada no Teatro Arraial Ariano Suassuna, em Recife, o projeto propõe ampliar o alcance da rica cena pernambucana e refletir o conhecimento de cada personagem a partir de sua relação peculiar com as sonoridades locais. Os episódios contam com 12 shows inéditos, entrevistas exclusivas com mais de 60 artistas e profissionais do circuito musical pernambucano e recursos de acessibilidade, com versões acessíveis com tradução e interpretação em libras.

Marília Parente (Recife), Olegário Lucena (Taquaritinga do Norte) , Us Cafuçu (Garanhuns), Adalberto (Garanhuns), Tio Zé Ba (Petrolina), 70mg (Caruaru), Dani Carmesin (Paulista/Recife), Bruno Lins (Recife), Bule (Recife), Radiola Serra Alta (Triunfo), Larissa Lisboa (Recife) e Adiel Luna (Carpina) compõem o recorte curatorial do projeto, ao lado de mulheres e homens profissionais da música. Estes nomes expõem suas visões sobre a cena pernambucana, seus desafios atuais e futuros e também, como a música e a arte, que resiste por todos os tempos, se transforma, se adapta e continua sendo o grande refúgio e consolo de muitos.

Capitaneado pela Theia Produtores Associados, com incentivo do Funcultura da Música (Fundarpe – Secult – Governo de Pernambuco), as ações do projeto interligam a curadoria de Guilherme Patriota e a coordenação de pesquisa de Laura Sousa para levar a público as relações entre criação musical, formações técnicas, experiências de mercado, diversidade de gênero e distribuição de recursos e oportunidades. O projeto conta com artistas e bandas do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana de Pernambuco.

“Como um festival, em formato de websérie, que tem a música como centro, como foco principal, a ideia não é apresentar especificamente uma cena nova, mas sim um recorte dessa cena musical atual em Pernambuco, aliada a discursos múltiplos de artistas, técnicos, jornalistas, produtores e outros profissionais envolvidos no mercado da música, com o sentido de valorizar seus trabalhos, suas falas e seus conceitos individuais em prol de um cenário coletivo que por muitas vezes é visto como disforme ou desunido, mas que na verdade é apenas complexo e múltiplo”, comenta o curador do projeto, Guilherme Patriota.

Os episódios abordam novas possibilidades, intermediadas pelas formas e conexões com as raízes da música nordestina, além de  uma resposta aos desafios dos novos tempos.

Um dos principais pontos do projeto é, também, alimentar diálogos e debates acerca dos atuais meios de produção em contextos musicais e suas dinâmicas programadas, que vão de curadoria, aos shows. Dessa forma, as entrevistas junto com todo o material audiovisual coletado, se complementam e atendem aos objetivos de uma pesquisa que coloca em foco distintas compreensões sobre como as cenas musicais se colocam em movimento de formas distintas de uma forma complexa, pulsante, ativa e vital para tempos como os que vivemos hoje.

“É um emaranhado de situações e sujeitos que, mesmo em realidades, cidades e regiões diferentes, transmitem a cultura da música de Pernambuco para os quatro cantos do mundo. As performances musicais se embaralham com falas de diversos atores da cena das quatro macrorregiões, identificando a complexidade musical, conceitual e de atuação técnica que reflete as seguranças e inseguranças de um mercado da música criado e recriado a partir das próprias forças daqueles que nele atuam,” complementa Patriota.

Ao todo, foram mais de 50 horas de gravações que resultaram em 12 episódios de até 30 minutos de duração, gravados na ocupação do Teatro Arraial Ariano Suassuna, que ressaltam a importância desse aparelho cultural como espaço que proporciona um contato intimista com a arte e que traz uma atmosfera especial aos registros das apresentações e entrevistas, que poderão ser assistidos gratuitamente por todo o Brasil.

SERVIÇO:

ESTREIA DA WEBSÉRIE CENA NOVA PROMETE UM MÊS DE MARÇO QUE TRANSBORDA ARTE E MÚSICA

Na próxima segunda-feira (21) de março, a partir das 20h

Transmissão via YouTube da Theia Produtores Associados: https://www.youtube.com/channel/UCIM_vHm234lEih0Fgh1vE9

*Via Assessoria