Sábado tem prevenção ao câncer de pele na Praça de Casa Forte

Haverá distribuição de protetor solar, entrega de material informativo e orientação. Aberta ao público, iniciativa ocorrerá das 7h às 9h e será realizada por meio de parceria entre alunos de Medicina da Faculdade Tiradentes, escritório de advocacia e clínicas parceiras

Neste sábado (18), alunos de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS) realizam uma campanha educativa para alertar a população sobre os perigos do câncer de pele. Haverá distribuição de protetor solar, entrega de material informativo e orientação ao público. Realizada em parceria com a clínica UNIonco, a ação “Como vai a sua pele?” acontecerá das 7h às 9h, na Praça de Casa Forte. A iniciativa – aberta ao público e que integra o Dezembro Laranja, mês de prevenção a esse tipo de tumor – também conta com apoio da FITS, escritório de advocacia Câmara Advogados e o consultório Monteiro + Horowitz Dermatologia.

No projeto, profissionais e estudantes formarão uma equipe, que será encabeçada pelo cirurgião oncológico e especialista em oncologia Paulo Henrique. “Além de ajudar a população na prevenção e promover saúde e bem-estar, é mais uma atividade prática do curso para colaboramos com a comunidade”, adiantou a estudante de Medicina da FITS, Karoline Barbosa. Também integram a lista Rosana Vidal, Yure Nogueira, Évelyn Vasconcelos, Diana Ramos, Guilherme Gondim, Willyan Douglas e Danilo Peixoto.

185 mil novos casos

Dezembro Laranja é o mês de prevenção e cuidado especial do câncer de pele. São registrados, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é causada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, formando camadas e originando diferentes tipos do tumor.

É necessário ficar atento aos fatores de risco: histórico de doenças de pele na família, idosos, indivíduos de pele, olhos e cabelos claros, ruivos e pessoas que sofreram com problemas de pele e queimaduras do sol na infância podem ter mais chances de desenvolver o câncer. Os sintomas também são importantes para o diagnóstico: feridas que sangram e não cicatrizam, cicatrizes antigas e úlceras, sinais antigos localizados no tronco ou perna – com borda irregular, assimetria e cores – devem ser monitorados sempre.

Cuidados

O ideal é manter os cuidados essenciais com a pele: passar protetor solar diariamente, usar camisa de proteção UV, óculos e chapéu em situação de maior exposição ao sol. O diagnóstico inicial é muito importante. Por isso, é ideal ir ao médico dermatologista ao sinal de qualquer sintoma não habitual.

*Via Assessoria