Odontopediatra dá dicas de cuidados com a saúde bucal de crianças nas férias escolares

Médica Cândia Rebêlo Guerra fala sobre a disciplina da escovação dos dentes e cuidados com traumas

As férias escolares estão chegando. Para as crianças, momento de relaxar nas questões da rotina do dia a dia, dormir até um pouco mais tarde e brincar muito após o ano letivo puxado. Mas, durante esse período, é importante redobrar o cuidado com a higiene bucal, principalmente das crianças, pois essa época é marcada pelo alto consumo de guloseimas, além de possíveis lesões causadas em brincadeiras.

Para Cândida Rebêlo Guerra, tutora do curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde, o excesso de atividades, como brincadeiras e passeios no recesso escolar, são um convite para a fuga de rotina. Mas a odontopediatra ressalta que a disciplina em relação à saúde bucal precisa continuar.

“Férias é sinônimo de liberdade, sem rotina, mas precisamos manter os mesmos cuidados com a saúde bucal, em especial a rotina da escovação de duas a três vezes por dia com creme dental fluoretado (1.100ppm) e o uso do fio dental. Nas férias de verão precisamos ainda ter cuidados com a hidratação, oferecer bastante água e proteger bem os lábios do sol e da água do mar e/ou piscina”, disse a médica.

Sucos, doces, refrigerantes e outras guloseimas são mais consumidas nesse período. Cândida lembra que o açúcar, presente nas guloseimas, é um dos fatores predisponente para a doença cárie.

“Precisamos ter um controle inicial na introdução desses alimentos, por exemplo, oferecer após o segundo ano de vida, e para as crianças que já tem presente em sua alimentação, deixá-los como sobremesa ou próximas dos horários das escovações. Se não conseguir, oferecer água após o consumo e assim que der, realizar a escovação”, acrescentou.

Traumas

Corre, pula, esconde, deita e rola. As divertidas brincadeiras fazem parte da programação das férias, mas também precisam de cuidados com possível acidentes. Em caso de queda e lesão na boca, o que fazer? A tutora da FPS lembra aos pais a importância de equipamentos de proteção.

“O importante é sempre que possível fazer uso dos equipamentos de proteção, como no caso dos patins, patinetes, bicicleta e na piscina com os saltos muito próximo das bordas, brincadeiras de empurrar próximo à piscina. Uma vez acontecido o trauma, precisa de imediato contactar o profissional, fazer uma avaliação e planejar o tratamento e acompanhamento”, destacou a médica odontopediatra.

*Via Assessoria