Eternos já existiam antes dos Vingadores e não impediram Thanos

“Eternos” são os primeiros seres com superpoderes que chegaram ao Planeta Terra, uma raça superior, quase divinos, criados pelos Celestiais com a missão de salvar os terráqueos dos Deviantes, criaturas que se alimentam de vida inteligente.

O filme estreia nesta quinta-feira (04) e traz em sua fórmula muita diversidade e representatividade. Eternos não tem pressa e desenvolve-se sem atropelos ou lentidões, o longa segue em velocidade necessária para garantir o engajamento na linha do tempo do MCU. Aqui conheceremos, por rápidas 2 horas e 36 minutos, a história dos primeiros seres com superpoderes a habitarem o nosso planeta.

O filme é dirigido pela Chloé Zhao e também garante uma profunda reflexão sobre a criação e a criatura, assim como o futuro da nossa humanidade. De onde surgiu tudo? Dos Deuses Celestiais?

Os Celestiais são gigantes de uma raça de seres cósmicos, criaturas mais poderosas do universo, que fazem parte da mitologia espacial, conhecidos como divindades de uma religião cósmica da própria Marvel, onde estariam conectados na existência dos planetas e das galáxias, incluindo em questão, o Planeta Terra.

Na época em que os Eternos chegaram ao nosso planeta existiam 3 raças distintas: Os Eternos, os Deviantes e os Humanos. Os Deviantes ameaçavam a existência dos humanos e os Eternos foram enviados pelo Celestial Arishen, conhecido como O Juiz, para garantir a sobrevivência dos habitantes do planeta água. Após cumprirem a missão, os Eternos permaneceram na terra por 7 mil anos até os dias atuais para garantir a evolução da humanidade. Mas claro que muitas águas vão rolar e muitos conflitos irão acompanhar essa equipe.

Um dos principais pontos a se destacar é a diversidade étnica e sexual dos personagens, onde a representatividade é saliente e inédita em um filme da Marvel. Eternos é o primeiro filme da MCU com beijo gay, pessoa com deficiência (surda) e diversidade étnica, marcando assim um novo direcionamento no universo, trabalhando a inclusão e reparação da população e corpos reais do nosso planeta.

A história se inicia há 7 mil anos até os dias atuais, passando por Thanos e explicando o por que os Eternos não interferiram na história da humanidade e nem ajudaram Os Vingadores no Blip (o estalar de dedos de Thanos).

Nesta franquia são apresentados dez Eternos:  Ikaris (Richard Madden), Sersi (Gemma Chan), Ajak (Salma Hayek), Duende (Lia McHugh), Thena (Angelina Jolie), Kingo (Kumail Nanjuani), Gilgamesh (Ma Dong-seok), Druig (Barry Keoghan), Makkari (Lauren Ridloff) e Phastos (Bryan Tyree Henry).

A Fórmula Marvel:
O longa é ousado e sai do óbvio, não segue as fórmulas anteriores da Marvel, como o uso de trajes excessivamente pitorescos e fantasiosos, mas garante batalhas épicas e muita ação, assim como a profundidade certa, neste primeiro momento, para os personagens.

Angelina Jolie:
A participação de Angelina Jolie nos deixa com uma grande ansiedade, porém o filme não se rende à ela e você não irá sentir falta da atriz nas cenas em que não protagoniza.

Conheça os poderes e os personagens de Eternos:

E não esqueçam de ficar na sua poltrona após os créditos, pois claro, tem cena extra.

(9.0)

Poliny Aguiar