Outubro Rosa: identificar precocemente é a chave do sucesso para o tratamento

A coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário UniFBV Wyden, Nadynne Pastoriza, explica qual a periodicidade que o autoexame, ultrassom de mama e mamografia devem ser feitos. “O autoexame é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo. E a partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia”, explica.

Embora existam fatores que causam predisposição ao câncer, como a obesidade, o fumo e histórico familiar, eles não são um atestado para a doença. Por isso, Nadynne frisa a importância das mulheres procurarem um médico, ainda mais se tiverem alguma alteração no autoexame ou possuírem histórico familiar de pessoas com câncer de mama.

Se diagnosticado como câncer de mama, a coordenadora dá exemplos do que deve ser feito para a saúde psicológica e física. “Buscar grupos de ajuda para lidar com a doença. Os tratamentos variam com o grau da doença, pode ser caso cirúrgico ou quimioterapia/radioterapia”, finaliza.

Durante o tratamento, dependendo do grau do tumor, pode ser necessário o esvaziamento axilar, que consiste em retirar os linfonodos presentes na região, a mastectomia ou apenas a retirada do quadrante que possui o tumor. É necessário depois da cirurgia, entretanto, que haja um tratamento multidisciplinar, com médicos, psicólogos e fisioterapeutas.

A coordenadora de fisioterapia da UniFBV Wyden, Mariana Veloso, explica que os protocolos variam, quando observado cada caso. Por isso, frisa que as atividades são feitas em parceria com outros profissionais. Sobre sua área, Mariana atenta para a importância do tratamento fisioterápico para a aceleração do processo de reabilitação e ajuda na volta, aos poucos, da funcionalidade do corpo e/ou dos membros. As principais atividades são as de drenagem do edema e recuperação postural, que auxilia na recuperação da amplitude e melhora a percepção do movimento.

*Via Assessoria