Webinar fala sobre a importância da sustentabilidade e banho a seco nos leitos de UTI

Você sabia que o banho no leito convencional é 30% mais caro que o banho no leito à seco? Encontro revela as tendências e perspectivas de um dos procedimentos mais realizados pela equipe de enfermagem

 A Cath Care, fabricante nacional de equipamentos do ramo de saúde fundada em 2017, promove no dia 06/04 às 11 horas webinar “A hora do banho!”. O evento, que é gratuito, será ministrado pela enfermeira especialista em produto do Grupo Hemocat/Cath-Care Débora Guerra. Durante o encontro, serão abordados diversos temas a respeito do banho no leito, práticas, o diferencial desta solução e como ela pode ajudar as instituições a diminuírem seus custos. Além de uma visão geral do banho no leito, desafios, diferenciais e soluções do mercado – Banho no leito descartável (BLD) e efetividade do banho no leito, o webinar trará as tendências para os próximos anos.

Com a piora da pandemia aqui no Brasil, os leitos de UTI estão quase lotados devido ao aumento de pessoas que tiveram agravamentos respiratórios gerados pelo coronavírus. Mas o que pouco se sabe é que, pelo fato de se encontrarem em estado grave, conectados a diversos aparelhos e muitas vezes de bruços (posição prona) para melhora dos parâmetros respiratórios, esses pacientes deixam de receber cuidados básicos como o banho no leito, por conta do modo como este procedimento é realizado hoje em dia. O banho no leito, por sua vez, é considerado uma prática terapêutica, que apresenta benefícios clínicos aos pacientes, tais como higiene e preservação da integridade corporal, estímulo à circulação, indução de conforto, relaxamento e prevenção de doenças.

O problema é que o banho no leito convencional, ou seja, do modo que é feito hoje utilizando bacias, jarros e água, pode gerar desconforto e ameaça à segurança do paciente, além de aumentar as chances de contaminação cruzada. De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Latino-Americana de Enfermagem, o banho no leito a seco apresenta benefícios como menor tempo de duração e exposição do paciente ao ambiente hospitalar quando comparado ao banho no leito convencional. No banho tradicional o paciente está sujeito a efeitos negativos como alterações hemodinâmicas e respiratórias, pois neste procedimento a utilização de água demanda um maior tempo e exposição do paciente para a realização da higiene.

Segundo Andrea Mendes, fundadora da Cath Care, existem muitas vantagens em apostar em um kit banho a seco para os pacientes no leito. “É uma prática que já vem sendo utilizada em outros lugares, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, que beneficia as pessoas que estão enfrentando esse momento difícil, proporcionando uma sensação de bem-estar. Aqui no Brasil estamos atrasados nesse quesito”, comenta a fundadora da empresa que trouxe a linha de banho a seco HigiCare para pacientes no leito.

Para Débora Guerra, é fundamental abordar o tema tanto em Universidades como com os profissionais da saúde. “Com os leitos ocupados, profissionais exaustos e a busca por atender os pacientes da melhor forma, percebemos o quanto é prioridade começar a utilizar o banho a seco e mudar essa cultura dentro dos hospitais. Além disso, também ajuda os hospitais que, consequentemente, gastarão menos com água, lavanderia e também com o processo de higienização dos utensílios, já que os materiais dos kits são 100% descartáveis. O banho a seco gera agilidade no preparo, controle de estoque e operação logística mais eficiente. Venha conhecer mais sobre essa solução no Webinar”, convida.

Sobre o webinar

Tema: A hora do banho! Tendências e perspectivas de um dos procedimentos mais realizados pela equipe de enfermagem: o banho do leito.

Data do evento: 06/04/2021

Hora: 11-12h

Inscrição: http://bit.ly/CC_WebinarBanho 

Palestrante: Débora Guerra, Enfermeira formada pela Universidade Estadual Paulista – (UNESP) e pós graduada em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Atua como enfermeira especialista em produtos do Grupo Hemocat/Cath-Care e também é integrante da equipe de marketing do grupo.

Mediador: Gilvan Prates – Enfermeiro formado pela Universidade Nove de Julho – (UNINOVE) e pós graduado em cardiologia e hemodinâmica pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Atua como gerente comercial do Grupo Hemocat/Cath-Care.

Sobre a Cath-Care

A Cath-Care é uma fabricante nacional do ramo da saúde que produz inovações e soluções médicas nos segmentos de cuidados críticos, higiene, oncologia, terapia infusional e cardiologia. O projeto teve início em 2017, quando seus idealizadores perceberam que o mercado de saúde estava se transformando e seria necessário um novo olhar para a criação de soluções, com flexibilidade de produção e produtos customizados visando atender esse novo cenário. A empresa visa entregar cada vez mais experiências na saúde, agregando produtos de qualidade para os profissionais de saúde e pacientes. Mais informações: https://cathcare.com.br/

*Via Assessoria