A IMPORTÂNCIA da reabilitação pós Covid

infecção por coronavírus (Covid-19) é uma doença infecciosa do trato respiratório altamente contagiosa e que pode causar disfunção respiratória, física e psicológica nos pacientes afetados. Portanto, o processo de reabilitação é fundamental durante o tratamento clínico e após a cura. Já existem evidências na literatura que propõem programas práticos de reabilitação.

Os pacientes se veem com seu espaço limitado, aumentam o tempo sentados ou deitados, levando a diminuição da força muscular, diminuição da capacidade de excreção de escarro, riscos de eventos tromboembólicos e também de problemas psicológicos, os quais podem levar à intolerância ao exercício. “Precisamos fazer um exame de capacidade cardiopulmonar que tem como objetivo descobrir se aquela insuficiência é decorrente da Covid ou não. Dessa forma fazer Programação da reabilitação adequada para cada situação”, explica a cardiologista Valeria Lafayette, que atua na linha de frente de combate ao Covid 19 desde março de 2020.

Segundo a médica muitas vezes os pacientes continuam apresentado um quadro de de falta de ar persistente. “O maior problema é que o paciente geralmente fica com alguma limitação e não consegue ter o mesmo desempenho muscular e aeróbico de antes da doença”, explica Valéria. Segundo ela depois da orientação de um profissional a pessoa pode retomar sua rotina de exercícios físicos de uma forma gradativa e segura.

É importante reforçar que a reabilitação pós Covid trabalha na melhoria da capacidade respiratória e condicionamento físico; aumento da massa muscular; restabelecimento do sistema nervoso autônomo; treinamento de força, desempenho físico e equilíbrio (principalmente em idosos) e por fim, ajuda no reequilíbrio da saúde mental.

*Via Assessoria