Para comemorar um ano de inclusão, entidades LGBTIs fazem campanha de doação de sangue

A ação #TODOSPODEMDOAR será realizada durante todo o mês de maio e tem como objetivo aumentar o Banco de Sangue de todo o Estado de Pernambuco

A Aliança Nacional LGBTI+, em parceria com o Instituto Boa Vista, Instituto Transviver e Club Metrópole, irá promover uma grande e inédita campanha de doação de sangue LGBTI+ em todo o Estado de Pernambuco. Com o mote Todos Podem Doar, a ação é em comemoração a um ano da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu restrições à doação de sangue por homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais. A campanha vai ser realizada durante todo o mês de maio e visa aumentar o Banco de Sangue de Pernambuco.

Em decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a restrição de doações de sangue por homossexuais. A maioria dos ministros do STF votou por tornar inconstitucional as regras da Anvisa e do Ministério da Saúde, consideradas como discriminatórias. A decisão foi dada no dia 8 de maio do ano passado em relação à Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 5543.

“Lógico se todo sangue é testado porque o sangue LGBT era descartado? Aí onde mora a punição às relações homoafetivas, e a culpa de que até seu sangue é sujo. Imagina como um LGBT era constrangido num ato de amor? Vamos juntos promover essa campanha”, convoca a coordenadora do (Aliança) Nacional LGBTI+ em Pernambuco, Maria do Céu.

O diretor presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Tony Reis, falou sobre a importância da doação. “Todo o sangue é vermelho, todo sangue é vida. Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que, não tenha práticas de riscos. Se você não tem práticas de riscos, independente da sua orientação sexual, você pode fazer esse gesto de solidariedade. Doar sangue é contribuir com a vida”, enfatizou.

SAIBA ONDE DOAR

HEMOPE – Para doar, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.

Para agendar o atendimento no Recife, que funciona de segunda a sábado, basta ligar para o número 0800-081-1535. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira entre as 07h e 19h. Para ligações interestaduais, ligue no (81) 3182-4630.

O Hemope, localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, recebe doações de todos os tipos de sangue.

HEMATO

O Banco de Sangue Hemato é responsável por atender 14 hospitais credenciados da cidade e região e realizar cerca de 1,5 mil transfusões de sangue por mês.

Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Dom Bosco, no bairro Boa Vista, próximo à Praça Chora Menino e em frente ao SAMU. O local possui estacionamento para doadores no local. Informações pelo telefone (81) 3972-4050 ou WhatsApp: (81) 98107-0076.

O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta, sábado, das 08 às 18h, e domingo, das 08h às 12h.

*Via Assessoria