Pernambuco CBC e governadores brasileiros enviam carta a Biden para ajuda em proteção ambiental para o país

O documento conta com a assinatura de 24 governadores brasileiros comprometidos com o enfrentamento à crise climática no Brasil e pretende desenvolver um pacto que crie “a maior economia de descarbonização do planeta”.

Pernambuco entrou na articulação internacional pelo clima. Uma conciliação do Centro Brasil No Clima – CBC, de 24 governadores brasileiros comprometidos com o enfrentamento da crise climática, articula o envio de uma carta ao presidente americano Joe Biden. O objetivo é tentar estabelecer uma parceria com o país norte-americano a fim de desenvolver “a maior economia de descarbonização do planeta”. O documento será enviado por ocasião da realização da Cúpula dos Líderes Climáticos, convocada pelo mandatário dos EUA para 22 de abril – mesma data em que se celebra o Dia da Terra.

O governador Paulo Câmara juntamente com outros governadores que representam mais de 90% do território, da população e do PIB brasileiro, assinaram a carta que propõe uma interlocução entre os Estados Unidos e os governadores estaduais brasileiros visando ações conjuntas constituídas em quatro eixos essenciais de cooperação: DescarbonizaçãoRecuperação FlorestalRecursos Internacionais e Cultura Ecopolítica. O documento também traz referências para a regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris, com base em créditos de descarbonização e de carbono.

A parceria inédita defende união entre o Brasil, que detém a maior base florestal da Terra (Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa) e os EUA, que possuem a maior capacidade de investimento do mundo. A proposta é impulsionar um novo modelo de economia sustentável para reverter o aquecimento global e reduzir desigualdades.

Proposta pelo Centro Brasil no Clima – CBC, “O objetivo da carta é unir ideias, forças políticas e capacidades para catalisar a regeneração florestal, o equilíbrio climático, a redução de desigualdades e desenvolver cadeias econômicas de menos-carbono, agregando novas tecnologias, energias renováveis e bioindústrias locais, nos diversos biomas”, destaca Sérgio Xavier, coordenador da formulação da Carta e articulador do Governadores Pelo Clima, no CBC.

Com uma visão ampla, a proposta não inclui apenas governadores dos estados da Amazônia, mas também outros biomas com rica biodiversidade e estoque de carbono, como Cerrado, Caatinga, Pantanal e a Mata Atlântica. De acordo com o articulador político do CBC, Sérgio Xavier, “o Brasil é o titular do maior ativo econômico da Terra e do bem natural mais necessário no século XXI para reverter a mudança climática”.

Governadores que já confirmaram assinatura: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo e Tocantins. A expectativa do CBC é que governadores de todos os estados assinem.  A Carta será entregue ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman.

“O objetivo é unir ideias e capacidades para impulsionar a regeneração ambiental, o equilíbrio climático, a redução de desigualdades e desenvolver cadeias econômicas de menos-carbono, agregando novas tecnologias, energias renováveis e bioindústrias locais, nos diversos biomas”, reforça Sérgio Xavier, articulador do Governadores Pelo Clima no CBC.

A articulação do Centro Brasil no Clima considera que os governadores são “elos estratégicos” fundamentais para implementação de soluções práticas que possam integrar comunidades locais, novas tecnologias, investimentos, parcerias internacionais, conhecimentos científicos e políticas públicas inovadoras para reverter as mudanças climáticas. Os governos estaduais são as instâncias executivas que têm a responsabilidade de responder rapidamente aos efeitos crescentes das tragédias ambientais.

“Os governos estaduais têm o papel de fazer acontecer resultados práticos, interligando os pilares sociais, ambientais e econômicos. O governador Paulo Câmara participa da articulação Governadores Pelo Clima desde 2019, quando lançamos o movimento com Alfredo Sirkis no Rio de Janeiro e em Recife. Paulo participou de vários eventos no Brasil e esteve em Nova York, na Semana do Clima, antes da pandemia, representando governadores do Nordeste e apresentando políticas ambientais inovadoras, como o Programa Fernando de Noronha Carbono Neutro. A ilha oceânica pernambucana tem a primeira lei com metas de eliminação de emissões de gases de efeito estufa e está implantando o primeiro laboratório de Economia Circular do Brasil”, destaca Sérgio Xavier, que foi secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

O conteúdo da carta foi produzido pelo CBC com a colaboração de cientistas brasileiros, como Carlos Nobre e o engenheiro florestal e coordenador geral da iniciativa Map Biomas, Tasso Azevedo, além de profissionais de outras oito organizações do Brasil e dos Estados Unidos, entre elas, o Instituto Clima e Sociedade (iCS)Conselho Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)SOS Mata AtlânticaInstituto Democracia e Sustentabilidade (IDS)Grupo de Economia do Meio Ambiente (GEMA)The Climate GroupUnder2 Coalition e Instituto Talanoa.

SERVIÇO:
CBC e governadores brasileiros enviam carta a Biden para ajuda em proteção ambiental para o país
Dia 22 de abril

*Via Assessoria