Cais do Sertão dá vazão às manifestações culturais juninas em sua programação online deste mês

Programação conta com webinários, lives, debates e playlists temáticas sob a temática do São João

 O mês de junho é conhecido pelo colorido das bandeirinhas, as fogueiras, os passos ensaiados de quadrilheiros, os clássicos do forró de canto a canto e as tradicionais iguarias gastronômicas do período junino. Durante todo o mês, há homenagens a santos, movimentos culturais e músicos renomados. Ainda impedidos de comemorar à risca, o Centro Cultural Cais do Sertão mantém a tradição junina viva em sua nova programação virtual.

Os internautas e admiradores do museu terão acesso à infinidade de atividades – playlists temáticas, lives e webinários – agregadas aos perfis do Spotify, Instagram e canal do YouTube do museu. “O período junino segue imprescindível para se discutir e refletir sobre as manifestações culturais, os músicos, as danças e a gastronomia do São João. Ter o Cais como interlocutor neste processo reforça a missão da gestão em propagar a cultura local ao público”, enfatiza o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

A novidade na programação é a série de lives organizada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) com apoio do Cais. Às terças-feiras, sempre às 19h, os internautas vão assistir webinários sobre o São João transmitidos no YouTube do museu. O segundo programa será na próxima terça-feira, dia 8, e conta com bate-papo acerca da “Pólvora e Povo – a tradição bacamarteira em Pernambuco”. Entre os convidados, a live recebe a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (Sobac) e Zenaide Barbosa, bacamarteira de Caruaru.

Já no dia 15 de junho, o foco do webinário é o papel das quadrilhas juninas na comunidade. O debate também abarca o impacto da pandemia no movimento quadrilheiro, o encontro entre o teatro e a dança e a reinvenção da  cadeia produtiva da cultura. Wanderson Miguel (Quadrilha Junina Traquejo de Gravatá) e Flávia Oliveira (Quadrilha Junina Sapeca – Morro da Conceição) são os convidados. A mediação fica a cargo do Educador do Cais, Perácio Gondim.

O último webinário, no dia 22 de junho, vai girar em torno dos Patrimônios Vivos ligados ao ciclo junino. O bate-papo terá como convidados Cristina Andrade (Ciranda Dengosa), Mestra Ana Lúcia (Coquista de Amaro Branco) e Salatiel D’Camarão (historiador e detentor da obra do pai, Mestre D’Camarão). Carmem Lélis, historiadora e assessora de Cultura da Prefeitura do Recife, media a conversa.

PROGRAMAÇÃO MENSAL

A programação regular do mês será toda dedicada aos festejos de São João. Nesta quinta-feira, dia 3, a faixa quinzenal Papo de Museu, que promove a interação do Cais com outros museus do País, recebe o ator e secretário teatral Paulinho Mafe. Ao longo da live, ele falará sobre a “Expo Drilha – Um Registro da Cultura Popular”. A interlocução será mediada por Viviane Sampaio.

Na segunda semana do mês, no dia 10, às 17h, a faixa Conexão Cais priorizará os artistas e os seus processos criativos. A convidada é a artista e Miss Plus Size 2020, Cléo Henry. O bate-papo segue as pautas do ciclo junino e da inclusão social. A live será transmitida no Instagram do Cais, sob mediação do educador Perácio Gondim.

Já no dia 17, outra live do Conexão Cais trará o bacamarteiro Beto Rocha. Durante o bate-papo, ele esmiuçará sobre o movimento dos bacamarteiros em Bonito. O debate será mediado pela educadora Laís Vilar, do Cais.

“A programação virtual do Cais sempre nos motiva a promover interlocuções com o internauta e também com artistas, acadêmicos e gestores museais de todo o País. Neste novo ciclo, estamos seguindo com o compromisso de levar uma programação de qualidade para todos os públicos”, salienta a gestora do Cais, Maria Rosa Maia.

PLAYLISTS

Além das transmissões ao vivo, o Spotify do Cais também terá novidades. O perfil será nutrido com seleções temáticas sobre os movimentos culturais e artistas que fizeram história no período junino. O perfil contará com seleções sobre o compositor João Silva, Acisão e Bumba Meu Boi. Todas as playlists podem ser acessadas e baixadas gratuitamente.

O Cais do Sertão segue fechado para visitação presencial, em respeito às medidas de controle ao novo coronavírus determinadas pelo Governo de Pernambuco.

*Via Assessoria